Com pouco mais de 70 mil habitantes, Campo Formoso (BA) fica situada na encosta da Serra de Jacobina, assim como Jaguarari (BA), Senhor do Bonfim (BA) e várias outras. Diferente destas últimas, no entanto, que ficam situadas entre a serra e a BR-407, Campo Formoso (BA) fica localizada do lado oposto da serra, voltada para o interior do estado.
Por isso, Campo Formoso (BA) não é um município que tenha uma população flutuante significativa, provinda dos meios de transporte que fazem o percurso pela BR-407.
Ao contrário, só vai até Campo Formoso (BA) quem de fato tem a cidade como destino final, pois para chegar lá é necessário passar para o outro lado da serra, entre Senhor do Bonfim (BA) e Antônio Gonçalves (BA).
Campo Formoso é, assim, uma cidade repleta de aclives e declives, tranquila, limpa, organizada e de clima ameno, cercada de verde e belezas naturais por todos os lados. A sua economia gira em torno da mineração (uma fábrica de cimento que utiliza calcário extraído na região pode ser avistada logo na entrada), especialmente do garimpo de esmeraldas, do turismo (suas grutas, cachoeiras e trilhas são conhecidas internacionalmente) e da agricultura familiar.
Para os visitantes, as atrações de Campo Formoso (BA) são principalmente as suas grutas. A Toca do Angico e a Toca da Tiquara ficam mais próximas da sede do município (~30km). As famosas Gruta da Barriguda e a Toca da Boa Vista (respectivamente a segunda maior e a maior do Brasil) ficam um pouco mais distantes (~90km). A Gruta do Sumidouro e a Toca do Convento ficam aproximadamente na mesma distância, porém num sentido oposto para quem chega no povoado de Pacuí. Fora isso, também é possível visitar, a partir de Campo Formoso (BA), a Serra da Fumaça e o garimpo situados em Pindobaçú (BA), município vizinho.
Na área urbana, as atrações são o Mirante, no alto da serra, e a Feira do Rato, onde garimpeiros e atravessadores comercializam esmeraldas durante todos os dias da semana numa das principais praças da cidade.
Para chegar em Campo Formoso (BA) a partir de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA), deve-se seguir pela BR-407 por cerca de 158km num percurso que leva cerca de 2h30m de carro. Depois de passar por Jaguarari (BA) e Senhor do Bonfim (BA), deve-se dobrar à direita na BA-131 seguindo por mais alguns quilômetros até o trevo de Antônio Gonçalves (BA) – que também oferece acesso para Pindobaçú (BA) e Jacobina (BA). No trevo, deve-se manter a direita e continuar por outros 8km, vencendo a serra até chegar em Campo Formoso (BA). De forma alternativa, é possível seguir por dentro de Senhor do Bonfim (BA), através da BA-220.
Para os aventureiros, sugere-se o caminho de terra que sai de Sobradinho (veja o mapa alternativo). A distância é a mesma, mas o percurso é muito mais demorado. Ao longo do mesmo, no entanto, é possível apreciar casas e igrejas simples, pequenos povoados, plantações diversas e muita caatinga, que num certo ponto se transforma numa vegetação mais densa. Por este caminho passa-se pelos povoados de Junco, Sobrado, Bruteiro, Gangorra, Sobradinho, Poço da Onça, Pedreira, Garajau, Curral Velho, Abreus, Casas Velhas, Bebedour, Pacuí e Poço de Pedra, nesta ordem. Depois, já no asfalto, o percurso passa por Lagoa do Porco, Morrinhos, Tiquara e Poços, antes de chegar em Campo Formoso. Em Abreus é possível entrar à esquerda e seguir por terra por mais um trecho, até Lagoa do Porco. Entre Pedreira e Garajau fica o acesso para a Cachoeira da Gameleira (também conhecida como Cachoeira do Salitre), ponto de visitação obrigatório para quem estiver de passagem pela região, especialmente se for durante a semana, quando o movimento por lá é menor. Já no trecho final de asfalto, pode-se apreciar as incontáveis fazendas sisaleiras, que normalmente estão disponíveis para visitação.
Mapa: Clique aqui para ver
Mapa: Rota alternativa