Conheça o Sertão

Toca da Tiquara

Juntamente com a Toca do Angico, a Toca da Tiquara forma um belo par de grutas que pode ser visitada num único dia, a partir da sede do município de Campo Formoso (BA), sem grandes sacrifícios.

A Toca da Tiquara fica situada no povoado de mesmo nome. Para chegar lá, existem duas possibilidades. Para quem vem da sede, o melhor caminho é ir até o povoado de Poços e lá, ao invés de desviar para a direita pelo acesso de terra em direção ao povoado de Caraíbas, seguir em frente pelo asfalto até o povoado da Tiquara.

Outra possibilidade, para quem já está na Toca do Angico, é completar a volta por cima, pela terra, até encontrar o asfalto de novo e aí retornar (no sentido de Poços) em direção ao povoado da Tiquara. O primeiro caminho é recomendado para quem deseja conhecer apenas a Toca da Tiquara, ou tem a mesma como seu primeiro destino. O segundo é recomendado para quem quer conhecer primeiro a Toca do Angico e, em seguida, a Toca da Tiquara.

O acesso à Toca da Tiquara é feito por dentro do povoado da Tiquara. Num certo ponto, existe um portão do lado esquerdo de uma estrada de terra. O portão dá acesso à uma propriedade privada, mas pode ser aberto sem nenhum tipo de restrição. Lá dentro, do lado direito, ao lado de um galpão, um outro portão precisa ser transposto. Deve-se então seguir em frente por um trecho curto e depois dobrar à esquerda, e seguindo em frente por um trecho um pouco maior. O carro deve ser deixado num aclive, bem ao lado da entrada da toca (que fica situada do lado direito de quem chega).

A Toca da Tiquara possui duas entradas, imediatamente visíveis. Em ambas, deve-se inclinar o corpo ou até mesmo rastejar para ganhar acesso ao seu interior. Logo depois, no entanto, pode-se ficar de pé e seguir caminhando. Eventualmente, essas entradas podem ter portões de ferro colocados na frente, mas estes servem apenas para impedir a entrada de animais que adentram e não conseguem sair. Assim, elas não devem ser vistas como restrições à visitação. Pode também acontecer que exista acúmulo de terra e/ou pedras em alguma dessas entradas, impedindo inclusive o rastejamento. Esse fenômeno é sazonal e, se for o caso, a outra entrada deve ser usada. As duas entradas levam por caminhos diferentes e não comunicantes.

Mais escura do que a Toca do Angico, a Toca da Tiquara possui também uma maior diversidade de espeleotemas. Além disso, a caminhada requer cuidados adicionais pois, além das rochas soltas no solo, existem corredores com pé-direito reduzido, exigindo um pouco mais de atenção e movimentos corporais. Ainda assim, é uma toca de imensa beleza e que merece ser visitada, sempre na companhia de um bom guia e com provimentos e equipamentos de segurança adequados.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: