Conheça o Sertão

Gruta da Barriguda

Com 32km de percursos internos já mapeados, a Gruta da Barriguda é a segunda maior caverna do Brasil. Ela fica ao lado da Toca da Boa Vista, que é a maior da América Latina com 113km mapeados.

Para ter acesso a caverna é necessário passar por uma entrada estreita e baixa. Lá dentro, no entanto, o que se vê são salões espetaculares e com pé-direito elevado, que fazem o visitante se sentir num ambiente cinematográfico. Riquíssima em espeleotemas (estalactites e estalagmites), a Gruta da Barriguda, em função da sua extensão e da sua diversidade, merece ser visitada e explorada por pelo menos um par de horas.

Independentemente da temperatura do lado de fora, o clima no interior da gruta é sempre muito quente, e logo o visitante fica com a roupa toda encharcada de suor. Isso pode causar um certo desconforto no início, mas logo o corpo se acostuma. Também é importante se acostumar com os morcegos, que existem ali em grande quantidade. Na escuridão, eles fazem voos rasantes e passam bem perto dos intrusos. Mas, como possuem um eficiente sistema de radar, praticamente inexiste a possibilidade de choque. Ainda assim, é importante confiar e não se assustar com os mais ousados.

Para chegar na Gruta da Barriguda vindo de Campo Formoso (BA), deve-se seguir pelo asfalto até o povoado de Lagoa do Porco (depois de passar, respectivamente, por Poços, Tiquara e Morrinhos). Ao longo do caminho, vale a pena prestar atenção na extensão dos campos de sisal que existem dos dois lados da rodovia. Esta é uma das principais regiões produtoras de sisal do Brasil. Um pouco depois da Lagoa do Porco tem início o trecho de terra, em direção à Laje dos Negros. Se o trecho de asfalto tem cerca de 50km de extensão, o trecho de terra, que vai da Lagoa do Porco até Pacuí, tem cerca de 40km e passa pelos povoados de Lagoa Branca, Poço da Pedra e Saquinho. No total, são pouco mais de 90km entre Campo Formoso (BA) e a Gruta da Barriguda.

Ao chegar no povoado de Pacuí (onde é possível, inclusive, conhecer a nascente do rio de mesmo nome), pode-se dobrar à esquerda ou à direita, em duas estradas também de terra. Pela esquerda, depois de 4km, e depois também do povoado de Buraco, fica a Gruta da Barriguda. Um pouco mais adiante, pela mesma estrada, fica a Toca da Boa Vista. Por isso, uma boa ideia é fazer uma visita nas duas no mesmo dia. Pelo outro lado, seguindo pela direita em Pacuí, toma-se o rumo de Juazeiro (BA) e segue-se em direção à Gruta do Sumidouro (primeiro esta) e à Toca do Convento (um pouco mais adiante).

A Gruta da Barriguda é um destino imperdível para os amantes da natureza, especialmente os apreciadores de grutas e afins. No entanto, não se deve ousar o passeio sem a companhia de um guia especializado, já que o interior da gruta é um verdadeiro labirinto e o risco de não se conseguir sair sozinho de lá não é desprezível. Além disso, é importante levar muita água, lanches e usar roupas adequadas, sem esquecer de lanternas para poder caminhar e visualizar toda a beleza do seu interior.

Para quem vem de Juazeiro (BA), uma outra opção é conhecer a Cachoeira da Gameleira, a Toca do Convento e a Gruta do Sumidouro, que ficam na mesma rodovia de terra, e depois seguir em frente até chegar em Pacuí. O percurso de Juazeiro (BA) até a Gruta do Sumidouro, no entanto, é mais difícil em função das péssimas condições de conservação da rodovia de terra naquele trecho. Assim, ainda é mais recomendável seguir até Campo Formoso (BA) pela BR-407 e depois fazer o caminho de volta por um trecho também de terra, mas em condições de trânsito muito melhores.