Conheça o Sertão

Gruta do Sumidouro

Localizada no município de Campo Formoso (BA), distante cerca de 83 km de Petrolina (PE), a Gruta do Sumidouro é um local de rara beleza. Repleta de estalactites e estalagmites em toda a sua extensão – cerca de 500m – a gruta é atravessada por um pequeno riacho e ladeada por jardins exuberantes, com plantas de folhas largas e inúmeras bananeiras.

A luz penetra pelas suas duas extremidades, porém o acesso dos visitantes acontece apenas por um, onde há também um bar que serve lanches e bebidas em horário comercial. Na outra extremidade, um pequeno lago se forma em torno do riacho e gigantescos paredões laterais tornam o visual ainda mais impactante.

Recomenda-se fazer a caminhada que leva de uma extremidade à outra, uma vez que o percurso é seguro e sempre existe um pouco de luz para guiar os passos. A visita na gruta é passeio para um dia inteiro. É possível aproveitar a viagem para conhecer também a Cachoeira da Gameleira, acessível através de um pequeno desvio no caminho principal, mas para isso é importante sair cedo da cidade (veja outra postagem sobre esse destino). De qualquer forma é uma viagem que exige disposição, com cerca de três horas de duração apenas na ida.

Saindo do centro de Petrolina (PE), deve-se pegar a BA-210, no sentido Sobradinho (BA). Num certo ponto, depois de cerca de 23 km, a estrada faz uma curva acentuada à direita e existe a possibilidade de se fazer um contorno para seguir em frente, na BA-144 (que em alguns trechos se confunde com a BR-122). Deve-se então seguir em frente, pela BA-144. Essa estrada leva até o povoado do Junco, distante cerca de 10 km da BA-210, onde tem início o trecho de terra. A partir daí são cerca de 25 km até uma bifurcação. O caminho da esquerda leva até a Cachoeira da Gameleira e o da direita até a Gruta do Sumidouro. Para chegar nesta última, deve-se dirigir por mais cerca de 25 km, até encontrar um portão de madeira que fica do lado esquerdo da estrada (não há qualquer tipo de sinalização sobre a entrada da gruta). Uma vez transposto o portão, deve-se seguir pela estrada de terra que segue ao lado da estrada principal, e depois fazer uma curva à esquerda que termina num estacionamento onde o carro pode ser deixado e de onde se tem acesso a pé à entrada da gruta.

Recomenda-se usar um carro alto ou van apropriada, e levar água e alimentos, pois a estrada não oferece praticamente serviço nenhum para veículos e viajantes. Para casos de emergência, há um local que vende gasolina na beira da estrada (ver marcação no mapa abaixo). Cerca de 2 km antes do portão que dá acesso para a Gruta do Sumidouro, fica um outro portão, desta vez do lado direito da estrada, e que dá acesso a uma outra gruta, a Toca do Convento. A visita a este gruta, no entanto, não é recomendada para não-profissionais da aventura. Ela fica embaixo do solo e é bastante comprida. A entrada é pequena e ela só pode ser vista do lado de dentro com o auxílio de lanternas, pois fica totalmente isolada do contato com a luz solar. Morcegos, abelhas e outros animais podem ser vistos logo na entrada e não recomendam o acesso de curiosos ou aventureiros ocasionais.

Para que o passeio na Gruta do Sumidouro seja bem sucedido, recomendamos estudar bem o mapa cujo link é apresentado abaixo. Deve-se verificar as marcações e as distâncias envolvidas, a fim de garantir que as viagens de ida e de volta, assim como a visita, sejam feitas em tempo hábil e com total segurança.

Informações adicionais:

Compartilhe: