Conheça o Sertão

Toca do Convento

A Toca do Convento é uma das principais atrações da zona rural de Campo Formoso (BA) e faz par com uma outra, situada nas proximidades, a Gruta do Sumidouro. Por isso, a visita à uma pode e deve ser complementada com uma visita à outra.

Apesar de possuir uma entrada simples, que não chama a atenção, o ingresso da Toca do Convento deve ser feito apenas depois de verificadas as condições de segurança para tanto. Por exemplo, deve-se certificar de que não existam abelhas na entrada (o que não é raro) e que possam atacar os visitantes. Um guia experiente saberá detectar e informar se este for o caso.

Caso não haja impedimentos, o ingresso se dá por meio de um gigantesco salão, onde a incidência de luz externa é bem restrita, mas não nula. Ao fundo, uma parede construída de tijolos com uma porta no meio destoa do restante, tendo sido construída justamente para restringir o acesso de curiosos ao interior da mesma, especialmente para não atrapalhar as pesquisas em andamento. No entanto, a porta pode ser transposta sem problemas e é logo depois dela que tem início um longo corredor que, depois de passar por diversos salões e bifurcações, finalmente chega num salão imenso, ao fundo do qual corre um rio. Se o rio estiver com água, é ali que termina o passeio (exceto para alguns aventureiros que seguem adiante). Se o rio estiver seco, é possível caminhar pelo seu leito, alcançando novos salões e corredores. De qualquer forma, a estrutura interna é labiríntica e o acompanhamento de um guia com um bom conhecimento do local é imprescindível para garantir um retorno em segurança.

Para chegar na Toca do Convento existem duas alternativas. A primeira é iniciar o percurso em Juazeiro (BA), seguindo em direção à Cachoeira da Gameleira e depois à Gruta do Sumidouro. A Toca do Convento fica entre estes dois locais, mas bem mais perto da Gruta do Sumidouro. A estrada, no entanto, é de terra e apresenta condições bastante precárias. Assim, um caminho melhor é seguir pela BR-407 (asfalto) até Campo Formoso (BA), e de lá seguir por cerca de 90km (sendo 50km de asfalto e outros 40km de terra, em boas condições) até o povoado de Pacuí. Estando em Pacuí, uma estrada de terra que segue pela esquerda leva para a Gruta da Barriguda e a Toca da Boa Vista. Uma outra estrada de terra, que segue pela direita, vai em direção à Gruta do Sumidouro (depois de passar pelos povoados de Bebedouro e Sumidouro) e finalmente até a Toca do Convento.

A entrada para a Toca do Convento fica no meio do povoado de Baixa Grande (antigo Casas Velhas), e começa em frente à igreja de Nossa Senhora Aparecida. Do lado oposto (em frente à igreja), existe um pequeno cruzeiro de metal. Alguns metros adiante fica um portão, que deve ser transposto. O carro deve ser deixado no final do trecho de terra, onde um grande cruzeiro de madeira sinaliza o início da trilha (curta) que conduz até a entrada da toca.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: