Conheça o Sertão

Toca do Angico

A Toca do Angico, assim como a Toca da Tiquara, são duas das principais grutas de Campo Formoso (BA). Ambas possuem uma vantagem importante em relação às demais: a pequena distância que as separa da sede do município.

Assim, é possível sair da cidade e conhecer as duas num mesmo dia, sem grandes deslocamentos ou sacrifícios de tempo em estradas precárias.

Distante cerca de 30km da sede, o acesso à Toca do Angico é feito por uma pequena trilha pelo meio da caatinga, pois não é possível chegar de carro até a sua entrada. A entrada é logo identificada por uma grande árvore curva que cresce entre duas rochas, formando uma espécie de portal.

Lá dentro é possível circular por diversos salões e condutos. A escuridão no seu interior não é tão grande, visto que existem várias claraboias ao longo do caminho trazendo luz natural de fora para dentro. Da mesma forma, a quantidade de espeleotemas (estalactites e estalagmites) não é significativa.

A Toca do Angico não é das maiores, mas, apesar disso, possui formações de grande beleza e a luz produzida pelas claraboias produz cenas de grande impacto visual. Do ponto de vista histórico, consta que Lampião teria estado na Toca do Angico.

Apesar das suas reduzidas dimensões e da relativa facilidade com que é possível circular pelo seu interior, a Toca do Angico não dispensa o acompanhamento de um guia especializado e também o uso de equipamentos de segurança. Além disso, vale a pena notar que não existe nada para comprar nas imediações (água, lanches etc). Assim, um bom planejamento é importante para o sucesso da visita.

Para chegar na Toca do Angico, deve-se inicialmente seguir pelo asfalto em direção ao povoado de Poços. Ali, existe uma saída de terra à direita, e é por lá que a viagem deve continuar. Mais adiante fica o povoado de Caraíbas, e mais adiante ainda existe uma nova saída à direita (também de terra) que, depois de passar por quatro portões, conduz ao ponto onde o carro deve ser deixado (debaixo de uma árvore e ao lado de um sítio abandonado). A partir dali, uma pequena trilha no sentido da descida e um pouco para a esquerda conduz à entrada da toca.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: