A Praia do Sobrado é mais um destes lugares paradisíacos que ficam situados nas margens do Rio São Francisco.
Assim como as Dunas do Velho Chico e Morro da Barra da Cruz (Casa Nova, BA), Ilha das Andorinhas (Sento Sé, BA), a Praia do Sobrado é composta por uma série de dunas de areias finas que, juntamente com as águas cristalinas do Rio São Francisco e algumas formações rochosas isoladas (que são uma espécie de marca registrada deste lugar), formam cenários de imensa beleza.
Nos domingos a praia recebe alguns turistas, a maioria moradores do entorno. Por isso, a paisagem natural fica um pouco poluída com automóveis, barracas e grupos se banhando e preparando comida na areia e nas poucas sombras disponíveis no lugar. Nos demais dias, o local fica deserto e, portanto, permite uma experiência melhor com uma natureza vibrante e espetacular.
Chegar na Praia do Sobrado não é das tarefas mais fáceis. São cerca de 42km desde o centro de Petrolândia (PE), por uma estrada de terra (em boas condições) conhecida como Cinturão Verde. Ao longo do caminho é possível avistar diversas fazendas produtoras de frutas (especialmente cocos) e, assim, entender melhor a natureza e a força da economia local. É um percurso de grande beleza e por isso é inevitável fazer várias paradas para apreciar as lindas paisagens panorâmicas e fazer fotografias.
Sem sinalização de qualquer espécie (uma única placa aponta “Sobrado” à esquerda, quase no final do trecho), a estrada não possui posto de combustível ou qualquer outro tipo de apoio ao visitante. Umas poucas casas e assentamentos espalhados pelo caminho podem dar informações ou prestar ajuda em caso de alguma emergência. De qualquer forma, o GPS é o melhor instrumento para se conseguir chegar em segurança ao lugar.
Uma vez na Praia do Sobrado, o carro deve ser deixado numa sombra, debaixo de alguma árvore. A praia pode ser explorada em caminhadas curtas, tanto para a direita quanto para a esquerda. As águas são rasas e cristalinas, porém o banho não é recomendado, uma vez que o local ainda não foi mapeado e, portanto, podem haver riscos aos banhistas. Fique atento ao sol e ao calor, que ali são fortíssimos. Assim, é importante não descuidar da proteção solar em nenhum momento. Boas fotos podem ser obtidas do alto de algumas das rochas, mas para subir, no entanto, todo cuidado é pouco: existem pedras soltas e muitos espinhos. Por isso, é importante usar botas e calças compridas.
A visita à Praia do Sobrado apresenta muitas recompensas, mas também exige um grande sacrifício e muita disponibilidade de tempo (praticamente um dia inteiro). Por isso, leve muita água e alimentos (não há nada no lugar), certifique-se que o carro esteja em ordem, vá preparado para enfrentar o sol forte e aberto. Planeje a viagem com cuidado. Feito isso, é só relaxar e aproveitar este – ainda pouco explorado – paraíso nas margens do Rio São Francisco, em Petrolândia.
Mapa: Clique aqui para ver