Conheça o Sertão

Petrolândia

Situada a 341km de Petrolina (PE), a cidade de Petrolândia (PE) é um destino obrigatório para quem deseja conhecer as belezas do Vale do São Francisco.

Localizada nas margens do Velho Chico, onde é formada a Represa de Itaparica (também conhecida como Represa Luiz Gonzaga) e onde fica a Usina Hidrelétrica de Itaparica (ou Luiz Gonzaga), Petrolândia oferece muitas possibilidades de lazer tanto em terra quanto na água.

A cidade é pequena, com cerca de 37 mil habitantes, porém muito bem cuidada e com boa infraestrutura hoteleira. Uma linda orla fluvial, com uma larga avenida, separa o calçadão, bares e restaurantes dos bairros onde ficam as casas e o comércio. Fundada em 1909, Petrolândia mudou de lugar em 1988 com a criação a Represa de Itaparica, que depois iria alimentar a Usina Hidrelétrica de mesmo nome. Assim, a antiga Petrolândia ficou submersa nas águas da represa e uma nova Petrolândia foi erguida no local onde permanece até os dias de hoje.

Petrolândia possui uma economia muito baseada na agricultura – o município é o maior produtor de coco verde do estado de Pernambuco – e também no turismo. Entre as principais atrações turísticas da cidade estão o Serrote do Padre, onde uma trilha leve conduz à uma elevação rochosa de onde se tem uma vista encantadora da represa; a Serrota, um mirante urbano com vista tanto para a cidade quanto para a represa; a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, semi-submersa desde 1988; a Ilha de Rarrá e a Praia do Sobrado.

A visitação da igreja e da ilha, em particular, são feitas a partir de um passeio de catamarã. A embarcação sai em horários pré-estabelecidos de um píer urbano, geralmente na parte da manhã. Ele passa pela igreja, onde se detém por cerca de 30 minutos, para banho e fotografias, e depois segue em frente até a Ilha de Rarrá, onde passa o restante do dia. Ali, é possível almoçar, tomar banho nas águas da represa e passear pelas amplas dunas de areia desfrutando do silêncio e das belezas locais. O retorno para a cidade é feito no mesmo catamarã, no final da tarde.

O passeio mais distante é a Praia do Sobrado, que fica a cerca de 42km da sede do município. Além de ser um belíssimo lugar, com formações rochosas contrastando com os tons vivos da areia e da água, o caminho até lá segue, em boa parte, pela estrada (de terra) conhecida como Cinturão Verde, onde ficam diversas fazendas produtoras de frutas. Assim, durante quase toda a viagem é possível conhecer um pouco da origem da força da economia local.

O caminho de Petrolina até Petrolândia é feito pela BR-428, passando por Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó até o Trevo de Ibó (onde cruza com a BR-116) e segue pela BR-316, passando por Belém de São Francisco e Floresta. No caminho, é bom estar atento para as duas obras de transposição do Rio São Francisco: tanto o eixo norte, um pouco antes de Cabrobó, quanto o eixo leste, um pouco depois de Floresta, podem ser avistados da estrada e visitados num desvio que sem dúvida irá agregar muito valor à viagem. Se a mesma for feita no período de outubro a dezembro, vale à pena ainda prestar atenção às craibeiras amarelas, que enfeitam as margens das rodovias e encantam a visão em cenários de imensa beleza com lagos e formações rochosas variadas.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: