Conheça o Sertão

Ilha de Rarrá

Rarrá é uma contração carinhosa do primeiro nome de Israel Souza (1948-2018), vaqueiro e aboiador que, em épocas antigas, trazia o gado para se refrescar nas águas do lugar e assim enfrentar melhor a estiagem.

Conhecido pelo seu bom humor (“há-há”), Israel logo se tornou uma espécie de guardião do local e, por fim, empreendedor conhecido em toda a região. A ilha recebeu o seu nome e atualmente é a família dele que cuida do único restaurante que funciona na ilha.

A Ilha de Rarrá é um verdadeiro paraíso no meio da Represa de Itaparica (também conhecida como Represa Luiz Gonzaga). Ela é formada por dunas de areia, que revelam paisagens encantadoras e pode ser explorada a pé a partir do restaurante e das barracas que ficam nas proximidades do ponto onde ancoram os catamarãs. Embarcações, diariamente, levam visitantes desde o píer da pernambucana Petrolândia até lá. Apesar de ser uma das atrações de Petrolândia, a Ilha de Rarrá fica situada no município baiano de Glória, próximo de Paulo Afonso (BA).

As embarcações normalmente chegam de manhã e deixam os visitantes para passar o dia. Além do almoço no único restaurante, é possível se banhar com segurança numa área delimitada e com choupanas que oferecem sombra. A combinação da cerveja gelada com o sol, o calor e as águas frias da represa neste ponto é insuperável. Algumas redes foram fixadas na água rasa e constituem um atrativo adicional para estender a permanência por lá. O banho fora da área delimitada não é recomendado pois nem todo o local foi mapeado ainda.

Depois do almoço é possível fazer caminhadas sobre as dunas de areia, apreciando a vista e as incríveis paisagens oferecidas pelo lugar. Não é uma boa ideia ir sozinho, já que a segurança deve sempre estar acima de tudo e o local é completamente deserto longe das barracas que ficam em frente ao restaurante. O retorno acontece no final da tarde, quando o último catamarã inicia a viagem de volta. O pôr-do-sol é visto ao fundo, durante a viagem que dura cerca de uma hora. Para quem está indo, de manhã, vale aproveitar para conferir as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus que ficam no caminho.

Se Israel nos deixou em 2018, o seu irmão, Manoel de Souza, continua presente e pode eventualmente ser encontrado num passeio à ilha. Muito animado e conversador, ele adora contar histórias da família, do irmão e da vida na Petrolândia antiga. Uma excelente alternativa para quem não quer passar o dia apenas caminhando, fotografando, se banhando ou tomando cerveja com os pés na água. Apesar de que, para esta última, o seu Manoel também é uma ótima companhia.

Conhecer a Ilha de Rarrá é experimentar um pouco da exuberância da natureza local, entre água, terra, areia e a vegetação nativa. É uma opção excelente para quem busca relaxar e passar um dia diferente no silêncio de uma ilha deserta paradisíaca. Para quem quiser pernoitar no local, o restaurante oferece infraestrutura de camping que, no entanto, deve ser agendada com antecedência.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: