Conheça o Sertão

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Semi-submersa desde 1988, quando a antiga cidade de Petrolândia (PE) foi inundada para dar lugar à atual Represa de Itaparica (ou Luiz Gonzaga), a Igreja do Sagrado Coração de Jesus talvez seja a atração turística mais importante da cidade.

As imagens da mesma correm o mundo e foram amplamente divulgadas em toda parte. Situada no lugar mais alto da antiga área urbana, a parte da igreja que permanece visível varia conforme o nível da represa. Ela pode ser avistada de longe, mas para ser melhor apreciada é necessário ir de barco até as suas proximidades.

Uma boa opção é o catamarã que sai de um píer na cidade, geralmente na parte da manhã. O barco vai até a Ilha de Rarrá e faz uma breve parada na igreja durante o percurso. Esta parada, que dura cerca de 30 minutos, permite uma boa aproximação da igreja e dá uma volta na mesma, o que pode render ótimas fotos.

Os mais aventureiros poderão também vestir os coletes salva-vidas fornecidos pela embarcação e experimentar se banhar nas águas da represa, inclusive adentrando o salão principal da igreja. Os realmente aventureiros poderão se informar com alguns mergulhadores profissionais da região e fazer uma exploração submarina das ruínas.

Vários dos habitantes da cidade ainda possuem lembranças vivas da antiga Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Um deles é o senhor Manoel Souza, mais conhecido como Doca, irmão do senhor Israel, vaqueiro e antigo morador da cidade que cuidou e emprestou o seu nome para a Ilha de Rarrá. Manoel se casou na Igreja do Sagrado Coração de Jesus e compartilha alegremente as suas memórias quando se desloca de Paulo Afonso (BA) (situada nas imediações), onde mora, para passar alguns dias na Petrolândia (PE) da sua juventude.

A igreja fica a cerca de 6km em linha reta do píer de onde parte o catamarã em Petrolândia (PE) e a viagem leva cerca de 30 minutos. Outros 30 minutos completam a viagem até a Ilha de Rarrá, distante cerca de 5km do ponto onde fica a igreja. Na volta da ilha, a igreja passa ao largo, do lado direito, por isso é importante aproveitar a viagem de ida para conhecer e fazer todas as fotos do lugar.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: