Conheça o Sertão

Gruta da Igrejinha

Se você se deslocou de Morro do Chapéu (BA) até o distrito onde fica localizada a Gruta dos Brejões (ou não), certamente terá interesse em permanecer no lugar por mais um dia e aproveitar para conhecer a Gruta da Igrejinha.

Situada alguns quilômetros abaixo, no leito do rio Jacaré, a formação é muito menor do que a Gruta dos Brejões, mas a beleza natural faz valer essa nova aventura.

Para chegar lá, basta fazer o caminho de volta do povoado dos Brejões até Soares, passando pelos povoados de Salina e Riacho. Entre os povoados de Riacho e Mata do Milho há uma bifurcação à esquerda, e é por ali que segue o caminho em direção à Gruta da Igrejinha. No total, são cerca de 40km desde o povoado de Brejões em estrada de terra. O trecho até a bifurcação está em boas condições, mas a partir daí até a Gruta da Igrejinha é mais acidentado.

O acesso para a Gruta da Igrejinha está situado no leito do rio Jacaré, e tem início nos fundos de uma casa construída nas proximidades. É necessário pedir permissão para os moradores antes de seguir em frente e o carro deve ser deixado do lado de fora da propriedade. A partir de lá, a trilha prossegue no meio de uma mata densa, fechada e alta, que pouco remete à caatinga, e pelo meio de um vale com um grande paredão do lado esquerdo. De tempos em tempos, o rio Jacaré reaparece para lembrar que estamos seguindo praticamente o mesmo curso. No final, uma grande quantidade de bananeiras enfeita uma curva onde está situada a entrada da gruta.

A entrada na gruta, no entanto, depende do nível do rio Jacaré. Quando ele está baixo ou seco, a entrada e o percurso por dentro da gruta podem ser feitos com facilidade. Se, no entanto, o nível estiver um pouco mais alto, a entrada só pode ser feita de barco ou à nado. Assim, é bom se informar com antecedência sobre a situação do rio Jacaré antes de programar uma visita à Gruta da Igrejinha. Mesmo com o nível elevado, o caminho que leva até a entrada é de grande beleza e já vale o passeio. Em todo o percurso, encontramos uma diversidade de belas rochas e plantas adornando paredões de grandes dimensões.

De qualquer forma, mesmo que a entrada esteja obstruída pelas águas, também é possível fazer uma trilha pela parte superior (externa) da gruta, de onde se podem avistar a sua entrada e a sua saída. Para isso, basta retornar um pouco com o carro e deixá-lo numa bifurcação, seguindo a pé pela direita numa trilha em aclive. De lá de cima é possível avistar a saída da gruta e, um pouco antes, a entrada e o local onde termina a trilha feita por baixo.

Sempre vale a pena lembrar que não há suporte no local. Por isso, é bom levar bastante água, lanches e também contar com a orientação de um guia especializado, que pode ser contratado no povoado dos Brejões. A ida (desde o povoado de Brejões), o passeio e a volta podem ser feitos num mesmo dia. O passeio é uma excelente opção de dia inteiro para quem tem como origem e destino a cidade de Morro do Chapéu (BA).

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: