Conheça o Sertão

Morro do Chapéu

Morro do Chapéu (BA) recebe este nome porque foi erguida próxima de um morro com o formato de um chapéu (este lugar é atualmente conhecido como Morrão). Suas origens remontam ao início do século XX com as atividades de garimpagem de ouro e diamantes.

O município está situado nos limites da Chapada Diamantina, no sertão baiano, e por isso possui características que atraem visitantes interessados nas suas belezas naturais, como trilhas, desfiladeiros e cachoeiras.

Com uma altitude média de 1.100m, Morro do Chapéu (BA) é umas das cidades mais frias do sertão (a temperatura média anual é de 22°) e possui um bioma que combina espécies da caatinga e do cerrado, muitas vezes com aparência de mata atlântica. O município é também um grande produtor de morangos, fruta que distribui por toda a região.

O centro da cidade impressiona pela grandeza de seu urbanismo: avenidas exageradamente largas, muitas praças e todas de grandes dimensões também. O motivo de tal diferenciação teria sido a educação européia recebida por um dos primeiros administradores da cidade, o Coronel Dias Coelho. Negro, ele teria agido em favor dos escravos e procurado transpor para o sertão da Bahia um pouco do urbanismo que ele teria conhecido no velho continente.

O município abriga o Parque Estadual do Morro do Chapéu que, pelas suas dimensões, constitui destino de grande interesse ecoturístico. O local, no entanto, não possui infraestrutura nenhuma para o recebimento de visitantes: não há portaria, sede, sinalização, guias ou mesmo trilhas demarcadas.

O Parque, atualmente, é formado por um conjunto de propriedades privadas que ainda não foram desapropriadas. Por isso, a visitação é dificultada por fatores como a falta de informações, as grandes distâncias envolvidas e a necessidade de se conseguir autorizações dos proprietários assim como as chaves dos portões que dão acesso às propriedades. Além disso, a quase totalidade das trilhas do Parque só pode ser feita com veículos com tração nas quatro rodas. Se a visitação do Parque fica prejudicada por causa desses fatores, isto, no entanto, não significa que Morro do Chapéu (BA) não tenha muito a oferecer aos seus visitantes.

Dentro do município, em distâncias que variam entre 10 e 30 quilômetros do centro da cidade, existem inúmeras atrações de grande interesse e imensa beleza, que podem ser alcançadas com facilidade utilizando veículos comuns. Recomenda-se, porém, fazer as visitas sempre acompanhado por guias que podem ser contratados nas pousadas e lojas da cidade.

Entre tais atrações, destacamos o conjunto de sítios arqueológicos conhecido como Lagoa da Velha, o Morrão, local mais alto da cidade de onde se tem uma linda vista de toda a região, a Vila do Ventura e a Cachoeira do Ventura, e também a impressionante Cachoeira do Ferro Doido. Todos estes passeios podem ser feitos em apenas dois dias inteiros, mas a lista é longa e não pára por aí.

Para chegar em Morro do Chapéu (BA), partindo de Petrolina (PE), o caminho mais curto possui 378 km de distância. Por causa das más condições da estrada entre Pindobaçu (BA) e Jacobina (BA), no entanto, recomenda-se um caminho um pouco mais longo (com 432 km), passando por Capim Grosso (BA).

Informações adicionais:

Compartilhe: