Com cerca de 50 engenhos produzindo 1.500 toneladas de rapadura por ano, não é à toa que Triunfo (PE) é também conhecida como a capital da rapadura. Entre eles, um dos mais famosos é o Engenho São Pedro.
Localizado a menos de um quilômetro do centro da cidade, o Engenho São Pedro foi construído no início do século XX e oferece ao visitante uma experiência típica da zona rural. Lá, é feita a moagem da cana-de-açúcar para a produção da cachaça de alambique, do licor de cana-de-açúcar e da rapadura.
Em função da altitude em que é feita a colheita e a produção, e também da não utilização de agrotóxicos e da preocupação com a sustentabilidade do negócio, os produtos do Engenho são bastante apreciados e valorizados.
A visita pode ser feita em qualquer dia da semana e não necessita de agendamento prévio. Assim que o visitante chega ao Engenho ele é recebido por um guia que faz um percurso pelos diversos setores da produção, a saber: moagem (que pode ser conferida apenas nos meses de safra), fermentação, descanso (em barris de freijó), envelhecimento (em barris de carvalho) e loja para compra e degustação. No meio do caminho, é possível conhecer também o alambique que funciona com forno movido a bagaço de cana e a grande cozinha onde são produzidas rapaduras dos mais diversos sabores e formas.
Do lado de fora, um quiosque oferece produtos exóticos, como é o caso do picolé de cachaça e do sorvete de rapadura. Nos finais de semana, uma área coberta e repleta de mesas de madeira é animada ao som de grupos de forró pé-de-serra locais e o visitante pode também consumir petiscos. Como curiosidade, a cachaça produzida pelo Engenho foi a primeira do Brasil a receber a Certificação de Conformidade do INMETRO. Além de tudo isso, o Engenho proporciona uma linda vista panorâmica de Triunfo (PE), uma vez que fica numa das encostas que abrigam a cidade.
Para conhecer o Engenho São Pedro sem pressa, reserve algumas poucas horas de manhã ou de tarde (mas lembre-se que a visitação termina às 16h:30). Você pode aproveitar ainda mais o seu dia se você combinar este passeio com outros pelo centro da cidade, como é o caso da Casa Grande das Almas, do Museu do Cangaço e do Cine Teatro Guarany