O Cine Teatro Guarany é, sem dúvida, a principal atração turística, histórica e cultural de Triunfo, e uma das mais importantes de todo o estado de Pernambuco. Suntuoso, ele é o maior destaque do belo conjunto urbano da cidade.
Idealizado e construído entre os anos de 1919 e 1922, pelos irmãos e comerciantes Manoel e Carolino de Arruda Campos, o imponente edifício foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1922, em plena Semana de Arte Moderna, movimento que representou um marco na cultura nacional.
Construído sobre pedras e óleo de baleia, o edifício neoclássico possui três andares e é pintado em cores que atraem a atenção em qualquer hora do dia, sendo visto em praticamente toda a cidade. No início, ele era usado para bailes e formaturas da sociedade triunfense, e também para a apresentação de peças de teatro. Nas décadas seguintes ele foi descaracterizado por meio de usos diversos e pequenas reformas. A revitalização do prédio e a recuperação do projeto original aconteceu apenas em 2012, sendo que o tombamento pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco deu-se em 1988.
Desde 2008 o Cine Teatro Guarany passou a ser a sede do Festival de Cinema de Triunfo. Fora do período do festival, ele mantém uma programação regular de projeções. Por causa disso, ele voltou a desempenhar um papel fundamental da vida cultural da cidade, abrigando também apresentações de música, dança e teatro.
Dentro do edifício podem ser conferidos maquinários utilizados em projeções antigas e até pedaços de filme. Uma estrutura metálica moderna permite ao visitante explorar o lugar por dentro, ao mesmo tempo em que fornece sustentação para as paredes externas. No piso superior encontra-se a sala de exibições.
Situado nas margens do lago João Barbosa Sitônio, no centro da cidade, o edifício é logo avistado por todos que chegam à cidade. Do outro lado do lago, um teleférico liga a parte baixa da cidade com a parte alta, onde fica o hotel do SESC. Em todo o entorno do lago, um passeio muito agradável permite conhecer e explorar outros ângulos do Cine Teatro Guarany.