Localizado num antigo galpão onde era feita a manutenção das locomotivas e vagões que faziam o trajeto entre Piranhas (AL) e Petrolândia (PE), e que foi erguido na segunda metade do século XIX, o Centro de Artesanato, Arte e Cultura é um amplo espaço que congrega a exposição e a comercialização do artesanato produzido em Piranhas (AL) e outras seis cidades da região.
Ali, os próprios artesãos expõem os seus trabalhos, feitos em madeira, barro, cerâmica e muita renda.
Exemplos desta arte regional são as figuras em barro que evocam celebridades como Lampião e Luiz Gonzaga, e também os barcos de madeira que reproduzem as famosas canoas de tolda, que um dia foram onipresentes na navegação regional. Além disso, também é possível adquirir doces e outros itens da culinária local.
O Centro de Artesanato, Artes e Cultura fica localizado no centro histórico de Piranhas (AL) e é um local de visitação obrigatória da cidade. A visitação pode – e deve – ser combinada com uma visita ao Museu do Sertão Marília Rodrigues e aos dois mirantes, todos situados nas proximidades.
Uma manhã ou uma tarde, ou ainda um dia inteiro, para quem não tiver muita pressa, serão suficientes para explorar todas estas atrações turísticas e ainda apreciar a magnífica arquitetura do centro histórico. Possivelmente, almoçar ou tomar algo num dos diversos bares e restaurantes localizados no centro, a poucos passos de distância do Centro de Artesanato, Artes e Cultura.
Mapa: Clique aqui para ver