Conheça o Sertão

Dos cânions aos mitos em torno do cangaço

Distante cerca de 465 km de Petrolina (PE), o pequeno município de Piranhas, localizado no interior de Alagoas, tornou-se patrimônio histórico nacional em 2003. A pequena cidade, com cerca de vinte e um mil habitantes, mantém sua história preservada através de uma arquitetura colonial, viva e bela em quase todo lugar.

Passear pela cidade dá a sensação de voltar a um Brasil intocado pelo tempo, que ganha ares de contemporaneidade ao cair da noite quando o sol se põe e casarões dão vida a bares, restaurantes e cachaçarias, embalados por muita música. Viva à pluralidade da pós-modernidade, misturando tempos coloniais e século XXI!

A charmosa cidade está localizada às margens do Velho Chico e nos cativa não apenas com a sua arquitetura, mas também com a exuberância da beleza natural em seu entorno. Parte dos cânions do São Francisco pode ser vista de mirantes ou visitada a barco. Para aqueles que amam aventura existe também a opção de fazer trilhas ou rapel.

Uma opção de trilha é a Rota do Cangaço, unindo história e aventura num só itinerário. Por ela é possível refazer o mesmo trajeto percorrido por Lampião e seu bando até sofrerem a emboscada da força volante bem no meio da caatinga. Durante a rota, um guia relata histórias sobre os cangaceiros, ilustrando o trajeto.

Histórias sobre Lampião e Maria Bonita compõem o imaginário das pessoas em Piranhas (AL). Vale muito a pena levar um dedinho de prosa com alguns moradores e ouvir lendas sobre o mito dual chamado Lampião: ora retrado como revolucionário, Robin Hood do Sertão, ora como assassino e saqueador cruel.

Visitar Piranhas (AL) é um misto degustativo que nos leva a saborear histórias, aventuras e beleza natural – tudo junto num só município de gente acolhedora que nos recebe com sorrisos, cumprimentos e muitos casos e causos para contar.

As atrações de Piranhas (AL) incluem o centro histórico com seus casarões antigos, o Museu do Sertão Marília Rodrigues, o Centro de Artesanato, Artes e Cultura e os dois mirantes, além da Prainha (onde ficam estacionadas as embarcações e existe uma grande quantidade de restaurantes). Aliás, deve-se destacar a presença de uma Canoa de Tolda na Prainha.

Descendo o rio, é possível visitar (de catamarã ou de lancha) o Cangaço Eco Parque e o Espaço Ecológico Angicos. A partir de ambos pode-se fazer a pé a Rota do Cangaço e chegar até a Grota de Angicos, onde Lampião e seu bando foram capturados e mortos.

Subindo o rio, é possível visitar a Usina Hidrelétrica de Xingó e, um pouco mais adiante, o Karranca’s Bar e Restaurante. É de lá que parte o catamarã que segue até o Porto de Brogodó, onde um delicioso banho deleita os visitantes. Quem quiser explorar mais a região poderá ainda ir até a Praia da Dulce, o restaurante Show da Natureza, o Restaurante Ecológico Castanho, a Imagem de São Francisco, o Vale dos Mestres e o Paredão do Pôr-do-Sol. O Porto de Grotas e a Gruta do Talhado completam as atrações que podem facilmente preencher um ou mais dias de aventuras e descobertas em Piranhas e região (que inclui Olho D’Água do Casado, em Alagoas; e Canindé de São Francisco e Poço Redondo, em Sergipe), no local conhecido como Monumento Natural do Rio São Francisco.

Informações adicionais:

Compartilhe: