Catuni é um distrito de Jaguarari, município baiano onde ocorre uma peculiar transição climática do semiárido, que se estende até a Chapada Diamantina. Lá, o clima é ameno, o verde é abundante, as chuvas são mais frequentes e a paisagem como um todo é bastante diferenciada, tendo como pano de fundo a serra que se prolonga até Miguel Calmon (BA) e Jacobina (BA).
Nas proximidades encontram-se o Sítio do Meio e também os antigos engenhos de cana-de-açúcar.
Catuni é um povoado tranquilo e bucólico, ideal para quem quer descansar e usufruir do seu clima e belezas naturais. Ele é cortado pela antiga linha férrea, que liga Juazeiro (BA) a Salvador (BA), é cercado por uma grande quantidade de casarões antigos e fazendas. Proporciona ao visitante uma experiência quase atemporal, ainda que tão perto da rodovia BR-407 e grandes centros urbanos, como é o caso de Juazeiro (BA) e Senhor do Bonfim (BA).
Lá não existem atrações de grande destaque individual. Uma visita, que pode ser feita num único dia a partir de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA), deve incluir um passeio de carro pelos povoados do local (Catuni da Estrada, Catuni da Grota e Jenipapo), observando casas, casarões e fazendas espalhadas pelo percurso, feito todo em estradas de terra, além da própria natureza do entorno, formada por vegetação alta e rasteira, e também por paisagens de serra e lindas vistas panorâmicas.
Os que apreciam um contato mais direto com a natureza poderão se aventurar numa trilha que inicia atrás de Catuni da Estrada e segue pela serra acima, revelando desfiladeiros e paisagens de grande beleza. Esta trilha, que passa ao lado de uma pequena barragem, possui uma variante à esquerda que conduz à cachoeira e aos engenhos descritos na postagem sobre os engenhos de cana-de-açúcar. A extensão do trajeto, feito por dentro da mata, é estimado em cerca de 3km.
O acesso para Catuni fica na BR-407, distante 122km da ponte Presidente Dutra (entre Petrolina e Juazeiro), 11km depois da entrada para Jaguarari e antes de Senhor do Bonfim. Ali, uma inscrição “Catuni” justaposta ao símbolo de um coração, sinaliza a entrada para o povoado que é bastante querido por moradores e visitantes. Depois de dobrar à direita tem início uma estrada de terra de cerca de 1.200m que leva até o centro do mesmo. Outra possibilidade é seguir mais adiante, até Estiva, e, ali, fazer o retorno à direita por dentro até Catuni.
Uma vez em Catuni, pode-se seguir por dentro do povoado e depois retornar à BR-407 por meio de uma saída à direita (este acesso alternativo fica 3km antes do acesso principal, pela BR-407), ou então seguir em frente até Catuni da Grota e Jenipapo. O acesso à trilha pode ser encontrado logo no início do povoado, numa saída à esquerda que fica logo depois da pequena igreja na praça central. O percurso que pode ser feito de carro não é longo e o veículo deve ser deixado depois de cerca de 700m. A partir daí, deve-se seguir a pé.
Catuni não tem pousadas ou restaurantes, apenas uns poucos bares que nem sempre ficam abertos. Assim, é importante levar lanches e, especialmente, bastante água para garantir o abastecimento se as trilhas forem longas. No caso do retorno para a BR-407 pelo acesso alternativo deve-se tomar muito cuidado com o trânsito, pois a baixa visibilidade da estrada tem sido a causa de diversos acidentes graves no local.
Mapa: Clique aqui para ver