As principais atrações de Piranhas (AL) e região são os passeios de barco que podem ser feitos rio acima e rio abaixo, desde a Prainha (local de Piranhas de onde saem as embarcações e que fica próximo ao centro histórico).
Nos dois sentidos existem diversos lugares onde é possível passear, descansar, contemplar a natureza, tomar banho de rio, comer, beber, fazer trilhas e até se hospedar. São resorts que são acessíveis tanto de catamarã quanto de lancha pelas águas do Velho Chico ou então de automóvel.
Descendo o rio existem duas opções: O Cangaço Eco Parque (um pouco mais distante), em Canindé de São Francisco (SE), e o Espaço Ecológico Angicos, no mesmo município (porém um pouco mais perto). Quem sai de catamarã da Prainha, em Piranhas (AL), normalmente já tem destino certo: o Cangaço Eco Parque ou o Angicos apenas, não sendo possível conhecer o outro. Mas quem vem de lancha poderá optar por conhecer os dois e permanecer o restante do dia no da sua preferência.
Tanto o Cangaço Eco Parque quanto o Angicos oferecem boa estrutura para receber turistas. Nos dois, é possível almoçar, tomar banho de rio em áreas demarcadas e com total segurança, relaxar em cabanas individuais e também fazer a famosa Trilha do Cangaço, que leva até a Grota do Angico (no município de Poço Redondo), local onde Lampião, Maria Bonita e vários cangaceiros do seu bando foram emboscados e mortos em 1938. Nos dois casos o passeio é conduzido por guias locais (funcionários dos resorts) que contam toda a história ao longo do caminho. Este, por sua vez, é um pouco mais longo se feito desde o Cangaço Eco Parque (são cerca de 2.200m que são percorridos em aproximadamente uma hora a pé) e um pouco mais curto se feito desde o Angicos (cerca de 600m percorridos em 20 minutos).
Se o Cangaço Eco Parque oferece uma estrutura melhor e mais diversificada, com muita limpeza, conforto e bom atendimento, o Angicos abriga um “coito” (nome dado para as casas que ofereciam proteção e mantimentos para os cangaceiros) ainda intacto e aberto à visitação do público. A viagem de barco até o Cangaço Eco Parque demora cerca de 50 minutos, enquanto que a viagem até o Angicos é um pouco mais curta, levando cerca de 40 minutos. Se feito de catamarã, existe hora para chegar e para sair. Se feito de lancha, os horários são livres e combinados com os respectivos condutores.
Subindo o rio, depois da barragem de Xingó, existem três resorts que disputam os turistas: o Karranca’s Bar e Restaurante (situado em Canindé de São Francisco, SE), o Show da Natureza (em Olho D’água do Casado, AL) e o Restaurante Ecológico Castanho (em Delmiro Gouveia, AL). Todos são excelentes opções para um almoço no meio do dia para quem está navegando pelo rio. O Karranca’s fica mais perto de Piranhas e, além de abrigar um grande restaurante, serve também como porto e ponto de partida para os catamarãs que vão até o Porto de Brogodó (de uso exclusivo do restaurante), onde é possível tomar banho nas águas do rio e visitar a Gruta do Talhado. O Karranca’s é normalmente alcançado por asfalto por quem vem de Piranhas e vai até ali tomar o catamarã para fazer o passeio.
O Show da Natureza é um local mais simples, mas muito aconchegante. Por ser o mais distante de todos eles, é bastante tranquilo e é possível fazer uma boa refeição na beira da água com pouca gente em volta. O Castanho fica do lado oposto e é um grande complexo turístico que abriga inclusive uma sofisticada pousada, piscinas de encher os olhos e animais soltos na natureza (como papagaios e iguanas), que são um deleite para os fotógrafos e os amantes da fauna. Quem quiser conhecer tanto o Show da Natureza quanto o Castanho, para depois escolher onde ficar, só poderá fazê-lo se for de lancha. Caso o meio de transporte seja o catamarã, o destino (único) será determinado previamente e não será possível conhecer o outro. Os passeios (de lancha ou de catamarã) para o Castanho ou para o Show da Natureza podem ser contratados no centro histórico de Piranhas (AL) ou então diretamente na Praia da Dulce (em Olho D’Água do Casado) de onde também partem as embarcações. Para conhecer o Karranca’s será necessário ir de carro desde Piranhas, uma vez que as lanchas da Praia da Dulce não vão até lá por causa da distância.
A melhor sugestão para quem visita Piranhas seria conhecer todos os cinco resorts aqui citados (Cangaço Eco Parque, Angicos, Karranca’s, Show da Natureza e Castanho). Todos eles estão situados nas margens do Rio São Francisco e possuem atrações variadas. A opção pelo catamarã, no entanto, irá limitar as possibilidades de visitação. A lancha, por outro lado, oferece a liberdade de visitar todos os resorts (os dois de cima num dia e os dois de baixo em outro dia), sendo que a visitação ao Karranca’s deve ser feita por terra, especialmente se o objetivo for tomar o catamarã que leva ao Porto de Brogodó.
Quem tiver tempo poderá usar um dia para seguir de lancha rio abaixo desde a Prainha até o Cangaço Eco Parque e o Angicos, outro dia para seguir rio acima, em lancha desde a Praia da Dulce até o Show da Natureza e o Castanho. O terceiro dia poderá ficar reservado para fazer o passeio da catamarã desde o Karranca’s. Dessa maneira a exploração aquática da região estará completa e será possível visitar todos os locais de interesse turístico situados por ali.
Mapa: Clique aqui para ver