São José do Belmonte é uma pacata cidade com um pouco mais de 30 mil habitantes, situada no norte de Pernambuco, na região do Cariri, próximo da divisa com a Paraíba e com o Ceará, e que fica a apenas 20km do entroncamento com a BR-232, principal rodovia do estado, que interliga litoral ao interior.
Distante cerca de 330km de Petrolina (PE), entre Salgueiro (PE) e Serra Talhada (PE), a cidade organiza todos os anos, no último final de semana de maio, uma série de eventos que acontecem no centro e na zona rural, os quais tem como inspiração o romance “A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna.
Eles buscam reviver a tradição medieval ambientada no cenário sertanejo, na linha do Movimento Armorial – iniciativa artística que tinha como principal objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste brasileiro. A festa, conhecida coletivamente como Cavalgada à Pedra do Reino, é composta por diversos momentos, entre os quais os mais importantes são a Cavalhada Zeca Miron, na tarde do sábado, e a Cavalgada à Pedra do Reino propriamente dita, na madrugada/manhã do domingo. Além da Cavalhada e da Cavalgada, a festa é embalada por uma série de atrações (reisado, violeiros, bacamarteiros etc) que se apresentam na praça Sá de Moraes na manhã do sábado.
No entanto, São José do Belmonte não é apenas a Cavalgada à Pedra do Reino no final de maio. A cidade conta com diversas outras atrações, que podem ser visitadas em qualquer época, e que com certeza justificam uma ida até lá. Entre elas, pode-se citar a grande feira livre que acontece nas manhãs dos sábados. Juntamente com o Mercado Central, situado ao longo da feira, o local é de visitação obrigatória para quem se interessa pelo sertão e pelas coisas do interior. Os apreciadores de uma boa buchada, por exemplo, certamente não deixarão de experimentar o prato regional num dos diversos bares e restaurantes situados dentro do Mercado.
Além disso, a cidade conta com a Casa da Cultura, onde fotografias e documentos históricos da cidade estão expostos, a igreja Matriz de São José, palco dos principais eventos culturais da cidade, um fantástico museu, o Castelo Armorial Reino Encantado, e lindas e agradáveis praças por toda parte. Na zona rural, a visita é obrigatória no Sítio Histórico da Pedra do Reino, onde existem esculturas e a famosa pedra, palco de sacrifícios humanos durante o Movimento Sebastianista no século XIX. No caminho, a Serra do Catolé oferece paisagens de grande beleza que merecem ser apreciadas e registradas.
O povo é hospitaleiro e as pessoas estão sempre disponíveis para dar informações e orientar os turistas em relação à programação e às atrações culturais. Se você tiver sorte (ou procurar) poderá ainda trocar uma ideia com um filho ilustre, o médico, escritor e historiador Ernando Alves de Carvalho, grande conhecedor dos assuntos da cidade e autor de vários livros a respeito dos mesmos.
Para quem vem de longe, uma boa ideia é combinar a visita à São José do Belmonte com uma passagem por Triunfo (PE), situada nas proximidades. Outra opção é seguir até o sul do Ceará, para a região do Crato e Juazeiro do Norte.
Mapa: Clique aqui para ver