Conheça o Sertão

Toca da Boa Vista

A Toca da Boa Vista é a maior caverna da América Latina, com 113km de extensão já mapeados (o trabalho de mapeamento, no entanto, ainda não foi concluído e esse número pode aumentar nos próximos anos). Além disso, ela é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Caverna Mamute, nos Estados Unidos, que possui mais de 500km mapeados.

Com uma entrada monumental, a toca possui uma estrutura interna labiríntica se espalhando em todas as direções.

Lá dentro, além dos amplos salões, dos longos corredores e dos espeleotemas, chama a atenção a quantidade de poeira em suspensão, o que pode gerar um certo desconforto inicial para os visitantes. Por isso, apesar da extensão, o passeio pela Toca da Boa Vista costuma ser mais breve do que o passeio pela Gruta da Barriguda, sua vizinha. Apesar da proximidade, não existe (até o momento) registro de comunicação entre ambas.

Para chegar na Toca da Boa Vista vindo de Campo Formoso (BA), deve-se seguir as instruções contidas na matéria sobre a Gruta da Barriguda. Situadas a cerca de 1km de distância uma da outra, a Gruta da Barriguda e a Toca da Boa Vista são, respectivamente, a segunda maior e a maior caverna do Brasil, por isso mesmo despertando grande interesse de pesquisadores e do público em geral. Assim, vale a pena reservar o dia para conhecer as duas de uma só vez.

Distantes cerca de 90km de Campo Formoso (BA), a Toca da Boa Vista e a Gruta do Sumidouro podem e devem ser visitadas em conjunto, sendo que um dia é suficiente para isso. No entanto, é necessário sair cedo pois serão necessárias cerca de 3 horas de carro para vencer estes 90km. As condições do trecho de terra (cerca de 50% desse total) são em geral boas, e não há necessidade de usar veículos muito altos ou com tração nas quatro rodas. Mas se chover (o que é raro mas pode acontecer), isso pode atrasar o caminho de volta ainda mais. Por isso, é importante se garantir e encerrar as atividades da visita até no máximo às 16h. Dessa forma você garante o retorno com a luz do dia e em condições de segurança tanto na terra quanto no asfalto.

Guia especializado, água, lanches, roupas adequadas e lanternas são itens de primeira necessidade para a visita. Faça um bom planejamento e aproveite ao máximo este belíssimo e importante patrimônio natural do país e do planeta.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: