Conheça o Sertão

Flores de Morro do Chapéu

A produção de flores é algo relativamente recente em Morro do Chapéu (BA). Beneficiada pelo clima ameno e pela altitude, a cidade se tornou nos últimos anos uma referência no setor, exportando as suas flores para toda a região e, naturalmente, transformando a sua produção num atrativo adicional para os turistas que por ali circulam.

O primeiro ponto de parada obrigatória é o Rancho Rosa do Deserto. Ali, um casal de Recife (PE) se especializou em rosas do deserto, uma espécie encontrada apenas em território africano.

Bastante adaptada ao sertão, a rosa do deserto logo caiu no gosto do brasileiro e assim a produção se multiplicou rapidamente, tanto em volume quanto na diversidade de cores e espécies.

O segundo ponto é a Floricultura Cállamo, onde são produzidas rosas tradicionais numa imensa variedade de cores. Tanto no Rancho Rosa do Deserto quanto na Floricultura Cállamo, o visitante pode caminhar pelas plantações e conhecer as várias espécies enquanto ainda estão fixadas no solo. O clima é de total informalidade e a hospitalidade é garantida pelos proprietários de ambos os lugares, que fazem questão de receber e conversar com os visitantes.

O terceiro ponto que merece ser visitado é o Orquidário de Elena, cujo nome oficial é Ateliê Arte e Plantas. Ali, uma meticulosa proprietária (Elena Guimarães) construiu uma ambientação com uma diversidade gigantesca de cactos e outras plantas da caatinga. O visitante caminha pelo jardim enquanto aprecia as plantas em estágios diferentes de desenvolvimento, incluindo as orquídeas. Além disso, a empresária também produz e vende artesanato, geralmente para combinar com as plantas que ela comercializa. Desnecessário dizer que ela também acompanha e dá toda atenção aos visitantes do seu espaço.

Todos os três pontos ficam ao longo da rodovia BA-052, nas proximidades da área urbana de Morro do Chapéu (BA). Um passeio pelos três pode ser feito numa única manhã ou tarde. O difícil vai ser voltar para casa sem uma planta.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: