Conheça o Sertão

Vila do Ventura

A Vila do Ventura, distrito de Morro do Chapéu (BA), teve os seus tempos áureos no período do garimpo. Consta que o lugar e Morro do Chapéu (BA), naquela época, tinham condições invertidas: Morro do Chapéu era distrito da Vila do Ventura e esta, com cerca de 30.000 habitantes, era o município mais importante do lugar.

Depois, com o declínio do garimpo, a Vila foi abandonada e tornou-se uma espécie de cidade fantasma onde atualmente apenas cerca de 15 pessoas moram entre as ruínas do que já foi o centro econômico da região.

Só isso já seria motivo mais do que suficiente para despertar o interesse em conhecer a Vila do Ventura. Com casarões abandonados, ruas largas, algumas casinhas coloridas, muitas ruínas e praticamente ninguém nas ruas, passear na Vila do Ventura é uma experiência que merece ser vivida. Mas os atrativos do lugar não param por aí.

A Vila do Ventura é o início de uma trilha, com cerca de 4 km de comprimento, que conduz até a Cachoeira do Ventura. Trata-se de uma trilha muito bonita, que não oferece grandes dificuldades, e que pode ser percorrida a pé em cerca de 2 horas (apenas ida). O caminho segue ao lado de um pequeno riacho, que de tempos em tempos se abre no meio da densa vegetação e proporciona acesso a paisagens paradisíacas.

No primeiro destes pontos é possível conhecer a “barriguda”, uma monumental árvore que cresceu em cima de pedras e enfeita um trecho onde as águas correm por entre grandes plataformas rochosas. No segundo ponto, o riacho se apresenta na forma de um jardim em torno de um pequeno lago com um paisagismo sofisticado. É possível caminhar sobre as pedras e ao largo das mesmas, avançando sobre o riacho e descobrindo detalhes e recantos de grande beleza. Para se chegar à cachoeira, no entanto, é necessário retornar à trilha original.

A trilha acaba num grande paredão, com cerca de 70m de altura, de onde despencam as águas que formam a Cachoeira do Ventura e se acumulam em uma pequena lagoa na frente da mesma. O fluxo de água não é constante, e em períodos de seca a queda d’água desaparece. A lagoa, no entanto, pode sempre ser observada.

No passado recente, garimpeiros fizeram uma tentativa de drenar toda a água da lagoa para tentar descobrir pedras preciosas no fundo da mesma. A tentativa, no entanto, foi frustrada, pois a grande profundidade da lagoa (até hoje desconhecida), fez com que se desistisse de retirar toda a água do lugar.

Para fazer a trilha não são necessários grandes preparativos, porém é importante levar água e lanches, pois não há nada para se comprar nem na Vila nem na trilha. O passeio todo (incluindo a viagem até a Vila do Ventura e a trilha até a cachoeira, com as paradas), leva algo como 6 a 8 horas. Por isso, é importante começar cedo para não ter que voltar de noite. Se você tiver terminado tudo até o meio da tarde, vale a pena completar o dia com uma visita à Cachoeira do Ferro Doido, situada no caminho de volta a Morro do Chapéu (BA).

Quem quiser chegar à Vila do Ventura a partir do trevo de acesso à Morro do Chapéu (BA), deve-se seguir por 26 km pela BA-052 no sentido Miguel Calmon (BA), descendo a Serra do Angelim. No lugar existe uma placa que indica Fedegoso para um lado e Ventura para o outro. Deve-se então seguir no sentido Ventura por 8 km por uma estrada de terra que pode ser trafegada sem problemas. Ao final da mesma encontra-se a Vila do Ventura, onde o carro deve ser deixado para se fazer a trilha. Observe que, depois de cerca de 2,5 km, é necessário entrar à direita numa outra via de terra, prosseguindo por mais cerca de 5,5 km até completar os 8 km do percurso total.

Informações adicionais:

Compartilhe: