Conheça o Sertão

Vapor do Vinho

Visitando a região de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), não deixe de fazer um destes roteiros de barco e usufruir de perto dos encantos líquidos e especialíssimos que apenas o Velho Chico oferece.

Durante muito tempo o Rio São Francisco foi a principal via de ligação entre as cidades ribeirinhas de Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Depois, com as restrições à navegação e o incentivo ao transporte rodoviário, o fluxo de embarcações sofreu grande redução. Demandas turísticas, no entanto, fizeram ressurgir recentemente alguns roteiros entre Petrolina/Juazeiro e Sobradinho, como é o caso dos passeios oferecidos pelo Vapor do Vinho.

Todos os roteiros levam o visitante através do Rio São Francisco, entre Pernambuco e Bahia, numa viagem de dia inteiro que apresenta várias ilhas situadas neste trecho (Rodeadouro, Massangano, Amélia entre outras), com eventuais paradas para banho. Através de uma parceria com a Fazenda Ouro Verde, de propriedade da vinícola Miolo e produtora da marca Terranova, entre outras, o Vapor do Vinho oferece um roteiro que leva o turista para conhecer a vinícola, uma fazenda produtora de frutas, a represa, a eclusa da barragem de Sobradinho e, finalmente, o trecho do Rio São Francisco situado entre Sobradinho (BA) e Petrolina (PE). Dependendo do dia, a ida é feita de barco e a volta num confortável ônibus, ou vice-versa.

Apesar do forte sol, é possível se proteger debaixo de umas tendas de pano coloridas colocadas na parte superior do barco, onde também estão as mesinhas e os passageiros, que conversam animadamente. Um rapaz acomodado no fundo liga o seu teclado e os seus alto-falantes, e garante o fundo musical da viagem que, dependendo da animação dos passageiros, acaba virando trilha sonora para embalos dançantes. Além da cerveja para aplacar o calor, a tripulação disponibiliza também petiscos e, conforme o roteiro, um almoço self-service dentro do próprio barco.

Entre os roteiros oferecidos, o mais longo proporciona a experiência inesquecível da eclusagem, a transposição do desnível que existe entre o rio e a represa de Sobradinho. A passagem pela eclusa é um espetáculo que mobiliza a atenção, a curiosidade e, naturalmente, as máquinas fotográficas de todos os presentes. Afinal de contas, descer (ou subir) uma barca lotada de passageiros por 31 metros de altura até alcançar o nível do rio na saída da represa não é nada senão um espetáculo realmente surpreendente. Depois dela, a navegação continua até uma grande vinícola situada nas margens da represa, onde é possível conhecer o processo produtivo e degustar um pouco da produção local, como vinhos, espumantes e brandy, num elegante salão que também serve como loja para comercialização dos mesmos.

Em função da redução da profundidade média do rio São Francisco, no trecho entre Sobradinho e Petrolina/Juazeiro, o que impossibilita a navegação de grandes barcos neste trecho, o Vapor do Vinho agora funciona de forma diferente. O passageiro é conduzido num ônibus de Petrolina/Juazeiro diretamente para a Vitivinícola Ouro Verde (em Casa Nova) e de lá, depois da visita, ele segue também de ônibus até usina hidrelétrica de Sobradinho onde toma, já na represa e depois da eclusa, o barco que faz um passeio de ida e volta até a Ilha da Fantasia. Depois deste passeio, o barco retorna para o ponto de partida e o ônibus faz o caminho de volta até Petrolina/Juazeiro. Tudo isso leva um dia inteiro, com saída por volta das 8h e retorno por volta das 17h. Portanto, não há mais eclusagem nem navegação pelo rio, mas em compensação foi incluída a visita com parada para banho na Ilha da Fantasia, situada no meio da represa.

Para mais informações, acesse Vapor do Vinho.

Informações adicionais:

Compartilhe: