Inaugurada em 1987, a Usina Hidrelétrica de Xingó, situada na cidade de Piranhas (AL), na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, é uma das nove usinas hidrelétricas do sistema CHESF, instaladas no curso do Rio São Francisco.
Com uma capacidade de geração de energia três vezes maior do que a de Sobradinho, a Usina Hidrelétrica de Xingó mudou definitivamente a paisagem da região e foi a responsável, entre outras intervenções, pela criação dos hoje famosos Cânions do Rio São Francisco, muito procurados por turistas que visitam o lugar.
A usina, assim como a represa que foi construída no rio para formar o reservatório de água, são de dimensões impressionantes, e os fatos e números relacionados, tanto da obra quanto da operação, são assombrosos. Além de ser uma das maiores usinas hidrelétricas do Brasil, Xingó é uma atração turística inevitável para quem percorre a região.
Para visitá-la, basta procurar um guia autorizado em Piranhas (AL). Ele abrirá as portas do lugar, levando a todos os pontos de interesse, tanto dentro quanto fora da usina, e também provendo informações detalhadas sobre a construção e a operação da mesma. Para fazer o passeio completo, basta reservar uma manhã ou uma tarde se você estiver hospedado em Piranhas (a usina fica distante alguns poucos quilômetros do centro da cidade). Além de aprender sobre um projeto de engenharia extraordinário, a visita garante paisagens e cenas de tirar o fôlego.