Uauá (BA), terra da luz, assim já ecoa o seu nome. Palavra de origem tupi-guarani, que significa pirilampos ou vagalumes. Conhecida nacionalmente como a “Capital do Bode”, está localizada no sertão baiano a 131 km de Petrolina (PE), pela BR-235.
A origem do seu nome é emblemática no que se refere ao símbolo da resistência do povo sertanejo. Foi palco do primeiro combate da Guerra de Canudos, ocorrido no dia 21 de novembro de 1896, evento historicamente marcado na memória do Brasil.
O município desenvolve programas pioneiros para a convivência com o semiárido. As ações já mudaram a vida de muitas famílias, que tiram proveito do beneficiamento das frutas do sertão, a exemplo do umbu.
Das festas típicas do Nordeste, o São João de Uauá é seguramente um dos mais tradicionais da Bahia. Com intensa participação popular, predomina nos festejos juninos o verdadeiro forró pé-de-serra que preserva as raízes culturais do município.
Os visitantes podem, também, se aventurar pelos diversos atrativos naturais como a Gruta do Jerônimo, localizada na comunidade de Curundundum; a nascente do vaza-barris; a Pedra do Índio e Pedra Riscada, sítios arqueológicos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Serra do Sobrado, na comunidade de Pedra da Onça; Pedras de Sal, local onde Lampião fez trincheira; e a cratera do Bendegó, local onde caiu o maior e mais famoso meteorito do Brasil. A Gruta do Jerônimo, localizada a 38 km da sede, tem uma entrada com 16 m de largura por 2,20 m de altura e no interior existem vários salões. As primeiras medições da gruta mostram uma extensão interna em torno de 600 m². As visitas são monitoradas por condutor ambiental.
Com paisagens áridas belíssimas e com história efervescente, Uauá (BA) é um destino com grande potencial turístico para quem quer descansar ou se aventurar. Incide no chamado Polígono das Secas; está inserido no Território de Identidade Sertão do São Francisco e na zona turística Caminhos do Sertão. Não por acaso, no livro “Os Sertões”, Euclides da Cunha descreve Uauá (BA) como o ponto mais animado do trecho do sertão.