Conheça o Sertão

Transposição do Rio São Francisco – Eixo Leste

Quem se interessa pela transposição do Rio São Francisco – um assunto polêmico entre técnicos, especialistas e o público em geral – e estiver passando pela BR-316, não deve deixar de conferir o chamado “Eixo Leste” da transposição, localizado no município de Floresta (PE) e que leva as águas do rio por meio da gravidade até a Paraíba.

Cerca de 30km depois da área urbana de Floresta (PE), em direção ao sul (e antes de Petrolândia), é possível avistar, no meio da pista, um grande viaduto que na verdade é o início do canal de concreto que segue viagem sertão adentro, passando por várias usinas elevatórias.

Diversas placas sinalizam a existência da transposição no local. Ali, é possível entrar à direita e assim, desviando da BR-316, conhecer um pouco mais desta obra monumental. O início do trecho (com cerca de 2km) é asfaltado e oferece uma boa visão do canal da transposição, do lado esquerdo. Se for possível estacionar o carro em algum ponto e seguir por alguns metros a pé (geralmente é possível, pois quase não há tráfego no lugar), então a visão poderá se estender por muitos quilômetros em ambos os lados, mostrando o longo percurso do canal, desde a captação das águas no rio até a sua chegada na primeira usina elevatória.

Seguindo em frente há uma curva acentuada (180º) à esquerda e em declive. No final da mesma é possível estacionar o carro e admirar a grandiosidade do canal e a fachada da usina elevatória, onde vários caminhões ficam estacionados e a entrada é proibida. Caso deseje, não há proibição que impeça de se seguir em frente, desta vez numa estrada de terra que segue entre dois canais, um à esquerda (o canal principal) e outro à direita (aparentemente um canal secundário abandonado).

O lugar é absolutamente isolado e, se não existem placas autorizando a entrada, também não existem placas proibindo o acesso. Na medida em que se avança pelo meio dos canais (por um pouco mais de 4km), é possível admirar, do lado direito, uma grande área inundada onde sobressaem galhos e troncos de árvores secas. Do lado esquerdo, a visão vai se estendendo até que as águas do canal finalmente encontram o rio num cenário de imensa beleza. Não há garantias de espécie alguma sobre a segurança do local, mas a curiosidade pode tornar o percurso inevitável. Num certo ponto a estrada termina (literalmente) e é necessário retornar para o trecho de asfalto. Não há caminho alternativo.

Caso a viagem prossiga, por exemplo até Petrolina (PE), é possível conferir também o segundo canal da transposição, conhecido como “Eixo Norte“, e situado um pouco antes do município pernambucano de Cabrobó, nas margens da BR-428.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: