Conheça o Sertão

Tijuaçu

Distrito do município de Senhor do Bonfim (BA), tem aproximadamente cinco mil habitantes e é remanescente de quilombo, com grande importância histórica. Segundo a tradição oral, três mulheres negras, escravas, fugiram de uma senzala no litoral da Bahia e iniciaram uma fuga a pé pelo interior do Estado. Por algum motivo, elas teriam feito uma parada na localidade hoje conhecida como Tijuaçu, e nunca mais saíram de lá.

Duas das três mulheres ficaram esquecidas pelo tempo, mas a terceira, conhecida como Mariinha Rodrigues, tornou-se um símbolo e referência para a comunidade ao longo do tempo.

Visitar Tijuaçu, nos tempos de hoje, é como fazer uma viagem no tempo, especialmente se o visitante interagir com os moradores mais antigos do lugar e puxar conversa para conhecer as histórias dos antepassados. Para conhecer mais da história da comunidade, no entanto, vale a pena perguntar por moradores que também atuam como guias e são líderes da comunidade.

Não pode deixar de fora a visita aos povoados próximos, de Quebra Facão e Alto Bonito. Neles, é possível conhecer a tradicional casa de farinha, transitar por terreiro de Umbanda e conversar com a população local que, dos idosos às crianças, é muito solícita e receptiva com os visitantes.

Em Tijuaçu, os pontos de interesse são as árvores conhecidas como “Barrigudas”, centenárias que remontam aos tempos de Dona Mariinha. Fora isso, Tijuaçu é uma comunidade rica em manifestações culturais, das quais a mais importante e conhecida é o Samba de Lata: dançarinas vestidas de branco se revezam em movimentos frenéticos ao som de uma lata de óleo de soja vazia sendo percutida por uma das integrantes do grupo. Não existe um calendário de apresentações do Samba de Lata, mas a partir da conversa com os moradores do local é possível articular e programar uma apresentação especial.

Tijuaçu é uma excelente opção para um dia de lazer, cultura e história fora de Petrolina (PE). É possível ir pela manhã e voltar no final da tarde. Para chegar lá, basta seguir por cerca de 140 km pela BR-407, que liga Juazeiro (BA) à Salvador (BA). São apenas mais 20 km depois da cidade de Senhor do Bonfim (BA). O acesso aos povoados, que fazem parte do distrito, é de terra, mas pode ser trafegado sem problemas por qualquer tipo de veículo.

Informações adicionais:

Compartilhe: