O Sítio Lucas possui apenas cinco hectares de plantação de cana-de-açúcar, mas mesmo assim é o segundo maior produtor da região, atrás apenas da Agrovale (em Juazeiro) que possui 20.000 hectares e é um produtor industrial de diversos derivados da cana-de-açúcar (açúcar, álcool etc).
Localizado em Sobradinho (BA), no pé da Serra Dez, o sítio é também um engenho, o mais próximo de Petrolina e Juazeiro. Lá é produzida a rapadura VAT, orgulho do proprietário Jorgimar, que trabalhou por cerca de 20 anos na Agrovale e agora toca o seu próprio empreendimento.
O sítio também produz goiabas, mangas, maracujás, abóboras e milho, entre outros produtos. Distribuída na região e enviada também para outros estados, a rapadura VAT possui um mercado cativo de consumidores fiéis.
Visitar o Sítio Lucas é uma experiência de contato com a produção artesanal da rapadura, ainda que o engenho seja razoavelmente automatizado quando comparado, por exemplo, com os engenhos mais primitivos de Senhor do Bonfim e Jaguarari. Lá, a garapa (o caldo da cana) é extraída por um motor e transportado por um tubo de PVC até os tanques, os tachos são de inox (e não de cobre) e também é um motor que mantém o caldo em movimento nos tachos, enquanto engrossa. Poucos funcionários fazem o trabalho, mas ainda assim é um local que vale muito a pena conhecer. O cuidado em todo o processo produtivo é visível, e a massa vira rapaduras num cômodo separado, onde são modeladas, armazenadas e depois embaladas uma por uma por um profissional que as maneja com roupas apropriadas e todo o cuidado e higiene.
Assim, quem quiser conhecer um engenho nas redondezas mas não quiser ir até Senhor do Bonfim ou Jaguarari, poderá fazê-lo em Sobradinho, num passeio que pode ser feito em apenas uma manhã ou uma tarde desde Petrolina ou Juazeiro. É importante, no entanto, se certificar de que no dia da visita estará havendo colheita e moagem da cana e produção da rapadura. Para isso, basta entrar em contato previamente com o Jorgimar no telefone (74) 9.8813-6119. O Sítio Lucas fica situado no Km 447 da BA-210 (que liga Juazeiro a Sento Sé), no distrito de Chapadinha, em Sobradinho (BA).
Para chegar lá, o melhor caminho é ir de Juazeiro até Sobradinho pela BA-210. Um pouco depois da entrada para Sobradinho (à direita) e logo no início da Serra Dez, onde podem ser avistados os primeiros cataventos no topo da mesma, há uma curva à esquerda onde já pode ser avistada a plantação de cana-de-açúcar do lado direito. Um pouco mais adiante, desse mesmo lado, fica um portão e o acesso para o Sítio Lucas. O engenho fica logo na entrada do sítio e a casa mais ao fundo. Se você tiver combinado com antecedência, o Jorgimar estará lhe esperando e contará detalhes da sua história enquanto mostra, com orgulho, o fruto do seu trabalho. Caso contrário, algum funcionário poderá lhe receber e dar mais informações. Se você tiver sorte e for a época certa, Jorgimar poderá lhe levar também para conhecer os seus outros plantios, incluindo a sua incrível plantação de goiabas.
Mapa: Clique aqui para ver