Conheça o Sertão

Sento Sé

Sento Sé (BA) possui pouco mais que 40 mil habitantes e um território que é o terceiro maior entre os municípios baianos. Situada na margem do Lago de Sobradinho, a cidade oferece boa infraestrutura, com comércio variado, hotéis, restaurantes e postos de saúde. Fundada em 1832, ela precisou mudar de endereço em 1976 com a criação da represa de Sobradinho.

Por tudo isso, surpreende o fato de Sento Sé ser uma cidade isolada do restante do país e também da região. A única via de acesso terrestre à cidade, a BA-210, vinda de Sobradinho, possui um trecho de terra de 50km entre Piçarrão e Sento Sé que dificulta muito a integração da mesma à outras cidades vizinhas.

Uma outra possibilidade de acesso é por Remanso (BA), situada na margem oposta da represa. Este acesso, no entanto, exige a travessia das águas da represa numa balsa ou barco de passageiros. Esta opção pode fazer com que o tempo total do percurso pela margem norte e pelas águas passe das cinco horas para quem vier de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA). Para quem preferir enfrentar o trecho de terra da margem sul, o tempo total fica em torno de quatro horas. Apesar dos indicativos de que obras estão sendo feitas no local, e de que um dia finalmente Sento Sé estará melhor integrada à região e ao país, nada indica que as mesmas ficarão prontas num futuro próximo.

Sento Sé é uma cidade agradável na qual, pelo menos, dois locais merecem ser visitados. Perto do centro fica a orla, onde barcos coloridos (de passageiros e de pesca) enfeitam a paisagem formada, de um lado, por vastos campos ocupados por vacas e outros animais, com serras ao fundo e, do outro lado, pela vastidão das águas da represa de Sobradinho e a margem norte onde fica a cidade de Remanso. Ali, as águas são calmas, o entardecer é maravilhoso e a paisagem é inspiradora. Algumas pessoas se banham no Velho Chico, outras fazem piqueniques em terra e outras ainda se organizam para colocar as suas próprias embarcações na água um pouco mais para a frente.

Seguindo pela margem por cerca de 2,7km para a direita, já saindo da área urbana, fica o porto desativado. Para chegar lá, deve-se retornar para o centro da cidade e pegar a BA-210 até um pouco depois do posto de saúde. Ali, existe uma estrada de terra à esquerda que conduz por um caminho estreito até o antigo porto. O percurso, de terra, tem cerca de 2,5km e conduz o visitante até a margem da represa onde instalações abandonadas mostram a existência prévia de atividade no local. Bombas atuam trazendo a água da represa para a cidade e alguns barcos também podem ser vistos no local. A paisagem, no entanto, é encantadora e revela uma represa vigorosa em dupla com uma natureza densa e vibrante do entorno. Na zona rural do município o destaque é para a Capela de Itapera e a Ilha das Andorinhas.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: