Conheça o Sertão

São João de Senhor do Bonfim

Os apreciadores do tradicional São João nordestino tem um compromisso marcado com a cidade baiana de Senhor do Bonfim. Lá, modernidade e tradição convivem lado a lado, e há lugar para todo mundo.

Para quem gosta da tradição, em particular, a cidade oferece uma programação repleta de atrações que prometem não deixar – e de fato não deixam – ninguém indiferente.

Lá, você encontra tudo o que você espera e muito mais. Há o casamento matuto realizado em praça pública, apresentações de trios de forró por toda a cidade, quadrilhas típicas em diversas praças, bandeirinhas coloridas por toda parte, fogueiras em frente às casas e barracas de comida típica. Tudo muito bem organizado e conferindo à cidade um clima generalizado e delicioso de festa junina.

As quadrilhas, em particular, se apresentam na Praça Nova do Congresso (o principal palco de eventos da cidade) e na Praça Antônio Gonçalves, e são de uma graça, uma leveza e um brilho que contagiam os espectadores e transeuntes. Por causa disso, é difícil não se sentir embalado e impelido a se juntar aos dançarinos. Quanto ao casamento matuto, ele é acompanhado e assistido por uma grande multidão, sendo realizado por atores de grande talento que envolvem o público como se estes fossem os convidados de honra de uma celebração genuína.

A programação, no entanto, vai muito além de tudo isso. Há também o Trem do Forró, o Grupo Caroá e a Guerra de Espadas. Tudo acontece entre os dias 22 e 24 de junho, numa festa que é organizada com grande carinho e cuidado pela prefeitura, e que por causa disso já conferiu a Senhor do Bonfim o título de Capital Baiana do Forró.

Se o período de festas englobar um sábado, não deixe de visitar também a feira livre de Senhor do Bonfim. Lá, o clima de festa junina se mistura com o clima da feira livre, produzindo uma combinação única, difícil de ser traduzida em palavras.

Em função de tudo isso, é natural que a cidade seja muito procurada neste período. Assim, recomenda-se fazer reservas para hospedagem com alguma antecedência. Fora isso, é aproveitar o clima ameno e se deliciar com tantas atrações tão bacanas e vividas com tanta intensidade por moradores e visitantes. Uma experiência marcante e que, sem sombra de dúvida, deveria inspirar outras cidades no país no resgate e na revitalização das suas festas juninas.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: