Assim como em Senhor do Bonfim (BA), o São João de Cruz das Almas, também na Bahia, preserva e valoriza as tradições deste período ao mesmo tempo em que convive com a modernidade.
Localizada na parte sul do recôncavo baiano, o munícipio possui cerca de 65.000 habitantes e já foi famoso, em outras épocas, pela qualidade do fumo e dos charutos ali produzidos.
O que mais impressiona em Cruz das Almas (BA) é a forma intensa, diversificada e descentralizada como acontecem as festas juninas na cidade. A praça central é decorada com uma quantidade imensa de bandeirolas coloridas e a grande maioria das residências também é enfeitada com algum tipo de adorno junino. Sem contar as fogueiras na frente de cada uma delas.
A programação cultural é muito rica e inclui apresentações de grupos regionais, como é o caso de quadrilhas diversas, samba de enxada, forrozeiros, bonecões, Zambiapunga (espécie de maracatu) de Nilo Peçanha (cidade próxima) e tantos outros. Ela inclui ainda brincadeiras para adultos e crianças, como é o caso da corrida em sacos, corrida com colher na boca, concurso de “xavecos”, concurso para eleger a rainha da agricultura familiar etc. Tudo isso em clima de muita alegria e confraternização.
Crianças e famílias inteiras se divertem nos locais das apresentações que acontecem, geralmente, desde a manhã e vão até o meio da tarde em todos os dias que antecedem e incluem o 24 de junho (Dia de São João). Ao lado da praça, barracas apresentam e vendem o artesanato local e comidas típicas para os frequentadores. Estar em Cruz das Almas (BA) no período das festas juninas é uma experiência de grande prazer, e que ainda por cima proporciona alento para quem se encanta e se preocupa com a preservação das tradições e da cultura popular.
Sensações semelhantes, no entanto, não ficam restritas à cidade de Cruz das Almas. Uma programação similar, porém, em menor escala, com eventos e apresentações que também valorizam a cultura regional, podem ser encontrada nas cidades vizinhas de Conceição do Almeida e Dom Macedo Costa, distantes poucos quilômetros de Cruz das Almas. Assim, uma viagem para aquela região pode e deve contemplar não apenas Cruz das Almas, mas também algumas das cidades do entorno onde o mesmo clima de celebração junina está presente.
Para chegar lá, vindo de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA), são cerca de 500km de distância, o que pode levar um dia inteiro de viagem conforme as condições da estrada (pista simples na maior parte do trecho e com travessia de diversas áreas urbanas). O percurso segue pela BR-407 até Capim Grosso (BA) e de lá pela BR-324 e depois pela BR-116 até Feira de Santana (BA). A partir dali, segue-se por mais um curto trecho de BR-324 e, finalmente, toma-se a BR-101 em direção ao sul. Neste trecho encontramos, na sequência, Cachoeira (BA), Cruz das Almas (BA), Conceição do Almeida (BA) e finalmente Dom Macedo Costa (BA). Santo Antônio de Jesus (BA), situada depois de Dom Macedo Costa, também é uma cidade com muitas atrações, e que merece ser visitada, mas o São João de lá ainda não valoriza adequadamente as tradições como nas cidades citadas anteriormente – Cruz das Almas, Conceição do Almeida e Dom Macedo Costa.
Se estar em Senhor do Bonfim (BA) durante o São João é uma experiência inesquecível, estar em Cruz das Almas (e região) no São João proporciona as mesmas emoções e o mesmo deslumbramento, porém com uma programação ainda mais extensa e diversificada. Não por coincidência, as duas cidades têm uma tradição junina muito ligada à Guerra de Espadas, que no entanto, vem sendo reprimida com energia pelas autoridades, apesar das resistências locais.
Mapa: Clique aqui para ver