Conheça o Sertão

São Gonçalo da Serra

Não é necessário ir para longe de Petrolina (PE) para conhecer as genuínas pinturas rupestres que, há milhares de anos, foram produzidas no Vale do São Francisco.

O distrito de São Gonçalo da Serra, em Sobradinho (BA), está encravado em um local onde costumava passar um riacho, mas que hoje é apenas um leito seco forrado de pedras de tamanhos variados e vegetação típica da caatinga.

No entorno de onde corria o riacho, surgem as formações rochosas mais volumosas e elevadas, onde podem ser apreciadas as pinturas. Com representações variadas e em excelente estado de conservação, elas deverão passar por processo de catalogação, sinalização e proteção.

Para chegar no local, a partir de Petrolina (PE), o visitante deve acessar a BA-210, passar próximo a entrada da cidade de Sobradinho (BA) e continuar em frente por cerca de 15 km. Há sinalização na entrada para São Gonçalo da Serra. O ponto de referência para acessar a vicinal é uma Usina Eólica situada no alto da Serra Dez, do lado direito da estrada.

Trata-se de uma pequena aventura, que inicia depois que a BA-210 é deixada para trás e começa uma pequena estrada de terra, que deve ser percorrida por cerca de 2 km até chegar no local onde existe uma modesta casa e o terreno impede o prosseguimento de veículo motorizado. Exatamente nesse ponto tem início a trilha de interesse. O terreno é acidentado e exige calçados adequados, mas o percurso é relativamente curto. Os aventureiros radicais podem subir em algumas das rochas mais altas para apreciar uma linda vista panorâmica da região.

O passeio pode ser combinado com uma visita às usinas eólica e hidrelétrica ou ainda à cidade de Sobradinho (BA). Uma boa dica é almoçar no Balneário do Chico Periquito depois da aventura em São Gonçalo da Serra. Mesmo sendo um passeio curto, a emoção de descobrir pinturas tão antigas em meio a vegetação nativa é um grande prazer para aqueles que procuram um turismo fora dos padrões convencionais e ainda assim próximo de um grande centro urbano. Apesar de ser possível chegar lá sozinho, recomenda-se o acompanhamento de um guia que conheça bem a região. Viva o Sertão indica o guia Bruno Kestering, disponível para contatos através do telefone (74) 8841-8248.

Informações adicionais:

Compartilhe: