Conheça o Sertão

Santa Maria da Boa Vista

De fazenda de gado a município. Santa Maria da Boa Vista (PE) começou a ser povoada a partir da construção de uma capela e por alguns anos chegou a ficar conhecida como Povoação da Igreja Nova. Atualmente, além da sede, o município é formado pelos distritos Jutaí, Caraíbas, Açude do Sapo II, Vila Rural de Cupira, Serrote, Núcleo Milano, Areal, Vermelho, Inhaum e Agrovilas.

Limita-se ao norte pelo município de Parnamirim (PE) e Santa Cruz (PE). Ao sul com o estado da Bahia, a leste com Orocó (PE), e a oeste com Lagoa Grande (PE). Predomina o clima semiárido quente, característico do sertão.

Mesmo com estação seca prolongada e um curto período de chuvas no verão, a agropecuária é a principal fonte de renda das famílias locais.

Saindo de Petrolina (PE), através da BR-428, são 123 km até a sede do município. A via sinalizada, segura e às margens do Rio São Francisco, faz com que a viagem seja uma excelente opção de visita para o turista.

Ao chegar à cidade, o turista terá uma variedade de pontos interessantes para visitar, entre eles, os mirantes naturais do Vale e do Cruzeiro. As ilhas da Lua, do Saco, do Coqueiral, do Cajueiro, das Missões, do Sol, da Pequena e do Canavial, compõem o arquipélago fluvial do município. Cada ilha se destaca pelas características singulares das paisagens e de seus moradores.

Balneários naturais encantam com as areias finas e douradas, inclusive, na própria cidade. Assim é Santa Maria da Boa Vista (PE). Na beira do Rio São Francisco. Cidade simpática e quase bucólica. Vale a pena contemplar a tranquilidade, a arquitetura, os recantos, a paisagem desse lugar.

Informações adicionais:

Compartilhe: