Conheça o Sertão

Romaria das Covinhas

Maria e Augustinha eram duas indiazinhas irmãs que, há muito tempo, vieram caminhando deste o Cariri (CE) até Juazeiro (BA). Lá chegando, exaustas, acabaram morrendo de fome e de sede. No local onde elas foram encontradas, foram enterradas por vaqueiros da região em duas covinhas. Ao lado das covinhas, dois pés de angico cresceram entrelaçados.

Também conhecidas como as Irmãs Caririzeiras, o local onde elas estavam sepultadas passou logo a ser um destino de peregrinos em busca de graças e bênçãos, e também do agradecimento por supostos milagres.

Assim, ali foi erguida uma pequena capela, conhecida como Capela das Covinhas, e o lugar entrou no circuito do turismo religioso, passando a ser procurado por romeiros de toda a região. Atualmente, uma quantidade considerável de pessoas tem a capela como destino no Dia de Finados.

A capela foi erguida ao lado de um dos pés de angico (o outro infelizmente morreu em consequência das velas acesas pelos visitantes na base do mesmo) e o túmulo das irmãs está situado logo na entrada. Dentro dela, uma ambientação simples reúne um pequeno altar e diversas imagens de santos, entre as quais se destacam uma grande imagem do Padre Cícero e, também, duas das irmãs Maria e Augustinha. Nos fundos da capela, um pequeno quarto armazena quadros e objetos entregues pelos devotos, como roupas de criança e vestidos de noiva. Do lado de fora, do lado da capela, uma área murada preserva ex-votos trazidos pelos romeiros (reproduções de membros com graças alcançadas, como pés, pernas, braços e cabeças). Na frente da capela, um cruzeiro com o nome das irmãs gravado na parte superior completa o conjunto.

Localizada no povoado de Poções, distrito de Juremal, município de Juazeiro (BA), a capela fica situada no meio da caatinga, porém não muito distante do centro da cidade, sendo por isso mesmo um lugar passível de ser visitado numa manhã ou numa tarde para quem estiver em Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA). Para chegar lá, deve-se seguir pela BR-407, que liga Juazeiro à Feira de Santana (BA), até um pouco depois de Juremal. Ali, existe uma estrada de terra que sai pela esquerda, por onde devem ser percorridos outros 21km. Neste trecho não existem moradores ou qualquer tipo de suporte para o viajante (como posto de gasolina, bar ou restaurante) e a estrada praticamente não tem movimento. Depois de percorrido este trecho chega-se ao povoado de Poções, onde se encontra a praça central com a igreja, algumas ruas e diversas casas.

Nos dias de Finados (02 de novembro), há uma procissão que sai às 8h da igreja de Poções. Esta procissão segue a pé por 2.800 metros até a Capela das Covinhas. Lá, neste dia, é rezada uma missa que atrai muitas outras pessoas, vindas de carro, van e ônibus de toda a região. O chão é seco, o sol forte e a paisagem é árida. A missa, no entanto, é realizada debaixo de um grande toldo armado ao lado da capela, especialmente para a ocasião, e serve como homenagem aos mortos e também às Irmãs Caririzeiras. A missa termina por volta das 12h, quando a multidão então se dispersa e retorna para os seus locais de origem. A maioria, no entanto, se vai apenas depois de pedir mais uma benção para o seu santo favorito dentro da capela ou então de ficar mais alguns instantes na companhia das irmãs milagreiras. Nos demais dias do ano, a capela fica aberta e também pode ser visitada, apesar de o movimento ser bem menor.

Informações adicionais:

Compartilhe: