Conheça o Sertão

Roda de São Gonçalo

São Gonçalo é nome de santo, mas também de uma festa bastante popular no Nordeste do Brasil, especialmente no interior dos Estados. De acordo com historiadores, a manifestação tem origem portuguesa.

Quando alguém alcança uma graça, creditada ao São Gonçalo, reza a tradição que a pessoa deve organizar uma grande festa na sua própria casa, de portas abertas para quem quiser entrar, e com muita comida para todos se servirem durante o dia. Além disso, um grupo de violeiros é chamado para executar músicas típicas.

Enquanto a viola é dedilhada, as pessoas realizam coreografias bem características e sempre sob as ordens de um ou mais “puxadores”, pessoas mais experientes que conhecem e zelam pela preservação da tradição. Tudo isso com direito, naturalmente, à imagem do santo exposto num altar ornamentado e muitas velas para as homenagens de última hora.

A dança é frenética, muito ritmada e lembra uma mistura de quadrilha de São João com ciranda e mais outras referências. Os pés se arrastam no chão e a poeira sobe. Todos dançam muito concentrados e estão sempre atentos às ordens do puxador. Alguns parecem até que entram em transe e fazem daquele momento, talvez, o seu instante de maior intimidade com o santo.

Segundo a tradição, não existe época ou calendário para a festa, que pode acontecer muitas vezes ao longo do ano. Tudo depende das graças alcançadas e de quando os seus beneficiários resolvem cumprir as promessas. Os locais onde acontecem as alegres “rodas” são, na maioria das vezes, comunidades rurais. Em Petrolina (PE), é comum a ocorrência dessa manifestação, durante todo o ano, em comunidades rurais próximas ao centro da cidade.

Informações adicionais:

Compartilhe: