Quer conhecer um lugar próximo de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), porém com uma vegetação, um clima e uma paisagem completamente diferentes? Pois então visite a Represa de Pindobaçú, situada no município baiano de mesmo nome.
Trata-se de um lugar paradisíaco, especialmente quando o céu está azul e o sol doura a paisagem no final da tarde. Com vegetação farta, árvores altas, clima ameno, paisagens belíssimas, este é um lugar realmente distinto, ideal para passar um dia diferente.
Além de apreciar a queda da água que abastece a região, o imenso espelho de água da represa e a vegetação do seu entorno, é possível fazer algumas trilhas nos morros que a rodeiam, e assim conseguir visões ainda mais privilegiadas da represa e da região. Um único bar oferece bebidas e aperitivos, por isso é bom se garantir com água e lanches antes de seguir para lá.
Para chegar até a represa, são 120 km até Senhor do Bonfim (BA), depois 17 km até Antônio Gonçalves (BA) e mais 24 km até Pindobaçú (BA), tudo isso no asfalto. Depois, são só mais 5 km até um acesso de terra através do qual se chega na margem da represa. Uma vez lá, a via segue ao lado da represa, numa posição mais elevada, oferecendo visões maravilhosas da região como numa espécie de Rio-Santos do Sertão.
Até dá para ir e voltar num mesmo dia, a partir de Petrolina (PE), mas para poder apreciar o local sem muita pressa, sugere-se chegar no dia anterior e se hospedar numa das boas pousadas que Pindobaçú (BA) oferece. Se puder, fique mais uns dias e aproveite para conhecer também a Cachoeira dos Payayás, em Saúde (BA).