Poço de Fora é um distrito de Curaçá (BA), distante cerca de 80 km de Petrolina (PE) e localizado nas margens da rodovia BR-235, entre os municípios de Juazeiro (BA) e Uauá (BA). O povoado não é grande, mas oferece algumas atrações interessantes para o visitante. A principal é o Poço Grande, como é conhecida a pequena barragem situada ao lado da represa local, no pé da serra.
Em épocas de chuva, a água extravasa os limites da barragem e o local se torna uma espécie de balneário para moradores e visitantes, com a água correndo desde a represa situada acima da barragem até o riacho que leva o nome do povoado. Em períodos de seca, a água fica acumulada na barragem e o cenário se mantém exuberante.
O distrito não se resume ao Poço Grande. Logo em uma das duas entradas do povoado, uma pequena capela, muito antiga e singela, surpreende o visitante em meio à uma mata fechada nas margens do riacho Poço de Fora. A outra entrada, um pouco mais à frente, conduz o visitante diretamente para a Lajinha, como é conhecida a bela formação rochosa em torno as águas do riacho. No próprio Poço Grande, pinturas rupestres podem ser admiradas em diversos pontos.
Para os que gostam de caminhar e estão sempre em busca das melhores paisagens, Poço de Fora oferece duas trilhas em direção a locais diferentes situados no topo da serra vizinha. A primeira, mais curta, leva até o cruzeiro, e a segunda até a Pedra do Pato, assim conhecida pelo formato com o qual ela é reconhecida à distância. Ambos os locais podem ser avistados da Praça Pedro Feliz, situada no centro do povoado. De cada um deles, tem-se uma ampla visualização do povoado, da represa, da barragem e do riacho.
Passar o dia em Poço de Fora é uma opção interessante para quem está em Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA) e deseja explorar um local simples, pouco conhecido, mas com importantes pontos de interesse. Para chegar lá, basta pegar a BR-235 em Juazeiro (BA), no sentido de Uauá (BA). Depois de cerca de 80 km de asfalto (com alguns trechos curtos de terra, por causa de obras em andamento), uma placa indica Poço de Fora à esquerda. A partir daí são cerca de 2,5 km em estrada de terra até o povoado. Uma segunda entrada, 1,5 km adiante no asfalto, conduz ao mesmo destino e com a mesma distância.
Para quem tiver um pouco mais de tempo, a dica é esticar até Uauá (BA), onde existe uma oferta de bons hotéis e pousadas para passar a noite. Ali, a Festa do Umbu acontece num final de semana entre os meses de abril e maio, mas outra boa opção de passeio, que pode ser feita em qualquer época do ano, é a fábrica da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (COOPERCUC), onde são produzidos deliciosos sucos, doces e outros derivados do umbu e de outras frutas regionais. Uauá (BA) fica distante apenas 40 km de Poço de Fora e por isso vale a pena esticar a viagem.