Conheça o Sertão

Piri

Além do distrito de Quixaba, que abriga a paradisíaca Praia do Mocó, o município de Sento Sé (BA) é integrado por outro distrito que também merece ser visitado.

Piri fica um pouco antes de Quixaba, para quem vem de Petrolina (PE) ou Juazeiro (BA), e pode ser explorado com muito mais facilidade do que o primeiro. O povoado é um pouco menor do que Quixaba e ostenta, ao fundo das suas paisagens urbanas, lindas imagens das serras e chapadas do norte baiano.

Uma vez em Piri, vale a pena ir até a beira do Lago de Sobradinho, onde a amplitude do lugar, a vegetação rasteira e as águas calmas de uma pequena baía formam o cenário ideal para lindas fotos de final de tarde, especialmente se aves como o carcará e outros animais (como cavalos) estiverem usufruindo das suas águas. Ali não existem barcos e apenas uns poucos pescadores aparecem eventualmente.

Para chegar em Piri, deve-se dirigir por cerca de 131km desde Petrolina/Juazeiro pela BA-210, passando por Sobradinho (BA). Os primeiros 108km são de asfalto de boa qualidade, mas a partir de Piçarrão existe um trecho em obras, no qual cerca de 23km ainda são de terra e desvios que reduzem bastante a velocidade do carro. No mesmo ponto em que o trecho de terra termina, no entanto, pode-se encontrar o acesso à Piri do lado direito da rodovia. A partir dali são cerca de 3.200m até o povoado e, atravessando a área urbana, outros 1.000m até a margem do lago. O acesso é fácil e os próprios moradores podem dar informação ao longo do caminho, não havendo necessidade de se contratar um guia.

Conhecer Piri é uma opção recomendada para quem está indo ou vindo para Sento Sé (BA). Assim como Quixaba e a Praia do Mocó, são locais que oferecem lindas paisagens da margem sul do Lago de Sobradinho.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: