Conheça o Sertão

Penedo

Penedo é uma cidade encantadora. Com cerca de 65 mil habitantes e situada na margem alagoana do Rio São Francisco, na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, a cerca de 30km do oceano, a cidade não fica exatamente perto de Petrolina (PE). Afinal de contas, são 650km que separam uma da outra, o que pode representar um dia inteiro de viagem (ou mais) para quem for direto até lá.

Ainda assim, Penedo é incrível e merece ser visitada.

Importante para a economia regional durante muitos anos, a cidade tem um cais que era usado para o comércio internacional e também é detentora do primeiro teatro de Alagoas. Sofisticada, Penedo tem ladeiras que lembram Ouro Preto e Olinda, e casarões antigos maravilhosos, bem conservados, que atestam a imponência da cidade não apenas durante o seu período áureo, mas também até hoje. Casarões que lembram muito os que encontramos não apenas em Ouro Preto e Olinda, mas também em outras cidades do interior do Nordeste, como é o caso de Floresta (PE)Curaçá (BA)Santa Maria da Boa Vista (PE) e Triunfo (PE).

Estar em Penedo (AL) é entrar em contato com um outro período da nossa história. Um período em que a cidade foi visitada pelo imperador Dom Pedro II; uma intensa atividade cultural e riqueza.

A melhor forma de conhecer Penedo (AL) é a pé. Deixe o carro na pousada ou hotel, e se entregue às ruas e becos de paralelepípedos que revestem os caminhos do centro histórico. Entre as principais atrações estão o Paço Imperial, onde Dom Pedro II ficou hospedado em 1859 e onde hoje funciona uma espécie de museu em homenagem à sua passagem; e a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, situada ao lado do Paço Imperial e bem visível logo no início da orla.

Os lindos casarões são onipresentes, sendo parte fundamental e indissociável da paisagem da cidade. Há ainda a Catedral, a Casa da Forca, o Tiro de Guerra, o antigo cinema, a orla (e não apenas o cais) com todo tipo de embarcações (desde as pequenas até as grandes), praças, mirantes e muito mais para alegrar o passeio de quem tiver o privilégio de poder dedicar alguns dias para andar pelas suas ruas e entrar em contato com a população gentil e atenciosa. Outros pontos de visitação obrigatória são: o Mercado Público, a feira livre, o Theatro Sete de Setembro, o ateliê do artista Tadeu dos Bonecos, o Convento e a Igreja Santa Maria dos Anjos, além da Igreja de São Gonçalo Garcia dos Homens Pardos. Todos estes locais ficam próximos uns dos outros, no centro histórico da cidade, e podem ser facilmente visitados num roteiro de um dia ou dois. Nos intervalos, vale a pena usufruir das fantásticas vistas do rio e da natureza do seu entorno, tanto de dia quanto de noite, aproveitar a culinária regional em bares e restaurantes espalhados por toda parte e também visitar as lindas lojas que exibem e comercializam o artesanato local.

Do outro lado do rio fica a cidade sergipana de Neópolis, e há um grande tráfego de barcas que transportam veículos e passageiros entre as duas cidades. Nos intervalos, diversos barcos ficam ancorados no cais de Penedo (AL), compondo lindos cenários de final de tarde.

Em janeiro, a cidade realiza a Festa de Bom Jesus dos Navegantes. Hotéis e pousadas ficam lotados, e a população flutuante aumenta rapidamente. Trata-se de uma festa importante para a cultura regional e que abarca não apenas Penedo (AL), mas outros municípios da região. Além disso, Penedo (AL) é também o destino principal para quem segue até a foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu (AL), cerca de 30km adiante.

Existem muitas razões para conhecer Penedo (AL). Ainda que não possa ser exatamente considerada parte do Sertão, a sua história, a sua cultura e a sua localização geográfica são de grande interesse para quem estiver explorando o Nordeste e o seu interior.

Mapa: Clique aqui para ver

Informações adicionais:

Compartilhe: