Conheça o Sertão

Pega de Jegue no Assentamento Nossa Senhora de Fátima

A Pega de Jegue é nova na região e foi inspirada na já conhecida Pega de Boi. Como naquela, a ideia é soltar o jegue na caatinga, enquanto dois vaqueiros o perseguem para retirar um colar preso ao pescoço. A dupla que trouxer o colar de volta em menos tempo ganha o prêmio. As semelhanças, no entanto, param por aí.

O jegue dá muito mais trabalho para o vaqueiro e o seu cavalo. Ele muda o caminho, cria artimanhas e se mete em situações que acabam criando mais dificuldades para ser alcançado.

A Pega de Jegue é mais demorada, diverte mais o público e tem tudo para se firmar como uma nova modalidade de competição entre os vaqueiros da caatinga.

O evento realizado no Assentamento Nossa Senhora de Fátima é o primeiro da região. O local fica situado ainda em Petrolina (PE), porém numa região conhecida como Rio Jardim. Para chegar lá, basta seguir até o Quilômetro 90 da BR-407 (distante cerca de 40 km do centro de Petrolina), e depois entrar à esquerda em uma estrada de terra, avançando por outros 8 km (veja mapa abaixo). Ela começa cedo e dura o dia inteiro, com as disputas finais sendo realizadas no final da tarde. Uma pequena infraestrutura, com café da manhã, almoço e bebidas é montada pelos organizadores no local, que de outra forma não poderia oferecer nada aos visitantes, por se tratar de fazenda situada em área descampada e distante de povoados.

Assistir à Pega de Jegue é um desafio, por causa do calor intenso, sem contar a poeira que se precisa enfrentar. Mas a diversão é garantida e o evento é inesquecível, além de render ótimas fotografias. A previsão é que, assim como em 2016, ela seja realizada neste mesmo local todos os anos, sempre no mês de outubro.

Informações adicionais:

Compartilhe: