Assim como Petrolina (PE), Paulo Afonso (BA) – município localizado a aproximadamente 400km da cidade pernambucana, ou menos, dependendo do trajeto escolhido – fica nas margens do Rio São Francisco.
Com cerca de 120 mil habitantes, Paulo Afonso (BA) é uma cidade construída sobre uma ilha artificial, e surgiu com o projeto de instalação de usinas hidrelétricas no Rio São Francisco. Extremamente agradável, organizada e bem cuidada, Paulo Afonso (BA) dispõe de belas praças e áreas comuns. A vida noturna é bastante movimentada, com avenidas repletas de bares e restaurantes.
A primeira parada, obrigatória, é no Complexo de Usinas Hidrelétricas da CHESF, de onde se pode apreciar o rio, os cânions que o circundam, as pontes que o atravessam, as várias ilhas e os cursos d’água onde a falta da mesma deixou apenas rochas à mostra. É um belo passeio, com lindas vistas, que culmina no mirante de onde se pode avistar Angiquinho, a primeira usina do Norte e Nordeste, inaugurada em 1913 e construída por Delmiro Gouveia.
O acesso à antiga usina de Angiquinho é feita pelo outro lado do rio. Lá, onde a vista da região, do rio e dos cânions é ainda mais espetacular, pode-se caminhar à vontade, apreciar toda a força da natureza e conhecer de perto a história de Delmiro Gouveia e do seu projeto empreendedor. Vale a pena ficar até o pôr do sol, que se despede de forma espetacular do local, deixando aquarelas de grande beleza no céu.
O Belvedere, situado do lado de fora do Complexo, também é um local que vale a pena ser visitado. Ainda na área urbana, sugere-se visitar a Ponte Dom Pedro II, que oferece linda vista do rio e da Usina Hidrelétrica Paulo Afonso IV.
Fora da área urbana, recomenda-se fazer a trilha da Serra do Umbuzeiro, onde uma longa caminhada transporta os aventureiros para lugares de imensa beleza, com cenas maravilhosas para uma região de planície vista do seu ponto mais alto. Perto dali ficam a Vila de Dona Generosa e o Museu Casa de Maria Bonita, locais que guardam memórias da época do cangaço e certamente irão agradar os que se interessam pelo tema. Outra opção de ecoturismo na região é o Vale dos Mestres, situado na cidade vizinha de Canindé de São Francisco (SE).
O passeio de catamarã pelos cânions do São Francisco, ainda que não seja de oferta regular, também é um passeio obrigatório. Durante cerca de duas horas e meia, é possível conhecer de perto a força da natureza que produziu uma obra ímpar e de grande impacto. Rochas imensas, com até 80m de altura, circundam o rio em ambos os lados, fazendo o caminho para uma água verde cristalina e uma vegetação rica e variada. Num determinado ponto, a parada para banho nessas águas maravilhosas antes do retorno para o local de partida torna o passeio definitivamente agradável e inesquecível. Caso o passeio não esteja sendo ofertado em Paulo Afonso (BA), é sempre possível seguir até Piranhas (AL), onde o percurso é oferecido com regularidade.
Paulo Afonso (BA) é tudo isso e muito mais. Para aproveitar bem a viagem e explorar todas as suas possibilidades, é recomendável dispor de um guia local que conheça bem a região. O Viva o Sertão conhece e recomenda os serviços do guia Nicollas Mateus, mais conhecido como Kalango do Sertão, que está disponível através do telefone (75) 9.8858-9199 ou ainda através do e-mail kalangodosertaoecoturismo@hotmail.com.