Pau-a-Pique é o nome de um distrito de Casa Nova (BA) e também de uma antiga técnica de construção de residências pelo sertão, em substituição à tradicional alvenaria, as chamadas casas de pau-a-pique (ou casas de taipa). No mapa, Pau-a-Pique aparece como um local cercado de dunas e praias de água doce formadas pelo Lago de Sobradinho, e por isso mesmo desperta grande interesse turístico.
Uma visita revela um povoado extremamente organizado e pacato. Situado na margem norte da represa, Pau-a-Pique fica isolado de toda a região, inclusive da sede do município.
O acesso se dá por meio da BR-235 (asfalto) e, depois pela BA-722 (terra). São 135km pela primeira (desde Petrolina ou Juazeiro) e 37km pela segunda. Trafegar pela BA-722 é uma experiência que exige muita paciência e cautela, uma vez que a estrada é totalmente deserta, coberta de poeira e terra e não oferece nenhum suporte para os viajantes. Ela termina exatamente onde fica Pau-a-Pique, na margem norte da represa de Sobradinho.
Ali os sinais são claros de uma vida tranquila, sem ruídos, violência ou qualquer outro tipo de sobressalto. Uma praça central bem arrumada mostra os cuidados dos moradores com o local. Nela funcionam um coreto e um bar, e as árvores fornecem a sombra necessária para o encontro e as conversas com os amigos. Ao lado, uma pequena igreja mobiliza os moradores em projetos de caráter religioso e social.
Em Pau-a-Pique a atração principal é a orla, onde se pode chegar de carro até o início das águas. Ali, animais pastam e se refrescam num cenário bucólico que lembra a orla de Remanso (BA). Quando as águas da represa estão mais baixas, tudo indica que é possível chegar de carro por esse caminho até o local conhecido como “Dique”, uma extensa faixa de areia situada do lado direito no pé de um morro. Quando o nível da água na represa está mais alto, o local só pode ser alcançado por uma estrada de cerca de 14km de extensão e em condições não muito boas de tráfego. No morro, inclusive, há uma trilha em forma de zigue-zague, que conduz ao topo e de onde provavelmente uma vista panorâmica da região deve compensar o esforço da subida.
Pau-a-Pique é caminho e fica próximo de um outro distrito, de nome Morro da Barra da Cruz, onde dunas de areia e praias de água doce de grande beleza podem ser visitadas sem grandes dificuldades. Por isso, vale a pena fazer o passeio combinado, englobando Pau-a-Pique e Morro da Barra da Cruz.
Mapa: Clique aqui para ver