Números que impressionam e dizem muito sobre o lugar. São mais de mil sítios arqueológicos – o maior conjunto do planeta – reunidos numa área de 130 mil hectares, onde estão catalogadas mais de 40 mil pinturas datadas de vários milhares de anos, além de vestígios da existência do homem primitivo que remontam a casa dos 100 mil anos.
Esses vestígios serviram para reformular antigas teses sobre a origem do homem americano, derrubando hipóteses até então estabelecidas sobre fluxos migratórios vindos de outras partes do mundo.
Não bastasse tudo isso, o parque abriga uma flora, uma fauna e uma formação geológica riquíssima e extremamente interessante, em meio a cenários cinematográficos. Criado em 1979, o Parque Nacional Serra da Capivara foi tombado como patrimônio cultural da humanidade em 1991 pela UNESCO.
Ainda que a maior parte do parque esteja encravada no município de Coronel José Dias (PI), é São Raimundo Nonato (PI) que costuma receber a maior parte dos turistas que visitam a região. Saindo de Petrolina (PE), através da BR-235, são 304 km até São Raimundo Nonato (PI). Outra alternativa é cortar o sertão de Pernambuco pela BR-407. Ao chegar próximo a Afrânio (PE), siga pela rota que leva até São João do Piauí (PI) e depois ingresse na rodovia 020 até São Raimundo Nonato (PI).
Chegando à cidade, busque uma das pousadas e comece a planejar o roteiro da visita ao Parque Nacional Serra da Capivara. Para ter acesso ao parque é necessário está acompanhado de guia local, que podem ser contratados nas recepções das próprias pousadas. Caso não esteja de carro, terá que locar ou usar serviços de táxi.
Dentro do parque a visita prossegue através de trilhas que cruzam a reserva e levam em direção às principais atrações. Tudo é muito bem sinalizado, indicando os nomes dos locais que podem ser acessados. Além das guaritas espalhadas, existem centros de apoio com informações sobre o parque e alguns dos itens encontrados nele.
Além da exuberância da flora, das pinturas rupestres, do relevo imponente, um espetáculo particularmente interessante, no final da tarde, é o ritual de recolhimento das aves que habitam a região. Do alto de um desfiladeiro de grande beleza, dezenas de pássaros fazem acrobacias no céu durante o pôr do sol.
Com tantas atrações, o Parque Nacional Serra da Capivara ainda recebe poucos visitantes por ano. Dados que contrastam com o potencial turístico do lugar. É bom saber que cada visita contribui com a manutenção e construção das instalações do parque, uma vez que a parcela dos financiamentos públicos não é suficiente para manter toda infraestrutura. Então, não deixe de visitar esse santuário e sinta a grandeza dos mistérios da natureza.