O Paredão do Pôr-do-Sol é uma elevação pouco conhecida situada nas margens do Rio São Francisco, no trecho denominado Monumento Natural do Rio São Francisco, e a partir da qual é possível obter uma visão panorâmica fantástica do lugar.
Situado no braço de rio que conduz até os Portos de Brogodó e de Grotas (paradas dos catamarãs), o Paredão do Pôr-do-Sol pode ser avistado tanto de baixo, por quem segue em alguma embarcação pelo leito do rio, ou então acessado por cima, em veículo e por meio de uma estrada de terra.
Visto de baixo, o Paredão do Pôr-do-Sol não é nada mais que um paredão de rochas expostas que se destaca na margem do rio. O melhor do Paredão, no entanto, é chegar até lá de carro, estacionar nas proximidades e usufruir da visão incrível proporcionada pelo amplo horizonte, pela natureza exuberante e pelas águas tranquilas que são perturbadas apenas eventualmente pela passagem de alguma lancha ou catamarã.
Para chegar até o Paredão do Pôr-do-Sol de carro é necessário seguir pela AL-220 até depois de Olho D’Água do Casado (AL) e, onde existe uma placa, entrar à esquerda (para quem vem de Piranhas) numa estrada de terra. O trecho até a placa é de asfalto, mas a partir da placa e da conversão à esquerda são cerca de 10km até o local onde o carro pode ser estacionado. No caminho ficam diversos povoados e assentamentos onde as pessoas podem dar informação.
O Paredão fica numa propriedade particular, portanto é natural que exista um portão onde é feita a cobrança de uma pequena taxa de visitação. Depois de mais alguns metros, o carro deve ser deixado numa área aberta de caatinga e o percurso continua a pé, por um trecho pequeno. Quase que imediatamente o chão se abre e a vista impressionante do rio e das margens inunda o nosso olhar. Ali, ainda é possível caminhar sobre as rochas, tanto para baixo quando para os lados. Todo cuidado, no entanto, é pouco, já que não existe proteção para evitar quedas acidentais.
O Paredão do Pôr-do-Sol recebe muitos visitantes nos finais de tarde dos finais de semana, justamente para apreciar o pôr-do-sol. Em dias de semana o local é pouco frequentado, assim a sensação de liberdade e imensidão fica ainda maior para quem estiver disponível. O lugar já foi usado para desfiles de moda e gravação de comerciais de TV, dada a sua imensa beleza. Nas sextas-feiras, no final da tarde, um grupo de músicos se apresenta no alto do paredão.
Não é possível e nem recomendável descer até as águas do rio ou então subir delas até o alto do paredão. Por isso, para usufruir do paredão só existem mesmo duas opções: de baixo e à distância a partir do leito do rio, de dentro de uma embarcação; ou então de carro, seguindo até o topo. Naturalmente, a segunda opção oferece muito mais recompensas, e a visita pode ser combinada para depois de um passeio de barco pelo rio já que não mais do que uma hora é necessária para ir da Praia da Dulce até lá de carro.
Mapa: Clique aqui para ver