Assim como Juazeiro (BA), que possui o Museu Regional do São Francisco, Petrolina (PE) também possui um museu dedicado à cultura, às tradições e ao estilo de vida sertanejo.
As informações dão conta de que o Museu do Sertão, localizado em área privilegiada no centro da cidade, possui um vasto acervo composto por mais de três mil peças, organizado em temas que vão da cultura e do artesanato até a religião e a economia. Consta, ainda, que ele abriga itens que teriam pertencido à figuras históricas relacionadas com a cidade, como é o caso de Lampião e também de Dom Malan, primeiro bispo de Petrolina (PE).
Fundado em 1973, criado oficialmente em 1985 e reformado e ampliado em 1996, o Museu ocupa uma área superior a mil metros quadrados e é gerido pelo próprio município.
Tal como manifestado na postagem sobre o Museu Regional do São Francisco, o Viva o Sertão expressa o desejo de conservação desses lugares e que possam funcionar plenamente como elemento de preservação, divulgação e valorização da cultura sertaneja, tanto para os visitantes da cidade quanto para os seus próprios habitantes, que de outra forma não dispõem de outras fontes de material similar.