Conheça o Sertão

Museu do Homem Americano

No município de São Raimundo Nonato (PI) encontra-se o Museu do Homem Americano. Construído na sede da FUMDHAM, fundação que agrega e conserva um grande patrimônio cultural herdado dos povos pré-históricos, busca oferecer aos visitantes os resultados das mais de quatro décadas de pesquisa, através de uma exposição permanente e outras mostras temporárias.

A menos de 30km do Museu também está o Parque Nacional Serra da Capivara com cerca de 700 sítios arqueológicos, que agregam pinturas datadas com mais de 12 mil anos.

O acervo do Museu conta com diversas peças localizadas durante trabalhos arqueológicos dentro do Parque Nacional Serra da Capivara. Em mais de 40 anos de pesquisa, são frequentes as atualizações, já que o esforço de cientistas e estudantes (missões nacionais e de outros países) culminam em descobertas fascinantes e de grande impacto para a humanidade. O Parque ainda conta com áreas a serem exploradas.

O Museu do Homem Americano tem design arrojado e tecnologias digitais nas instalações. Se trata de um museu high-tech que se equipara aos renomados da Europa. Totalmente escuro, o museu funciona com base em um projeto luminotécnico muito esmerado e impactante, possibilitando formas inusitadas de interação com os seus visitantes. Para isso, ele disponibiliza uma série de ferramentas e aplicações bastante avançadas, as quais tornam ainda mais didática e interessante a experiência ali dentro.

O espaço do museu ainda tem uma reserva técnica (ambientes restritos aos visitantes), que conjuga laboratórios para o tratamento de artefatos, entre eles, materiais arqueológicos, paleontológicos, zoológicos e botânicos. Tudo isso reflete no aparelhamento das exposições ofertadas ao público, que buscam, minuciosamente, recompor a trajetória do ser humano desde o início da evolução dos hominídeos, suas interações e convivência com a biodiversidade. Próximo, ainda estão os escritórios administrativos, o centro de documentação, a biblioteca, o auditório e o anfiteatro.

Com uma pitada de sorte, o visitante ainda pode encontrar a pessoa que integrou a primeira missão arqueológica do lugar. Conhecida mundialmente por sua luta pelo Parque, desde os anos de 1970, a arqueóloga Niède Guidon é o nome mais associado à toda organização do complexo. Dentre as diversas honrarias, Guidon foi reconhecida pela UNESCO em 2010 como uma das personalidades influentes da ciência, por seus trabalhos prestados na área da pesquisa, divulgação e preservação dos patrimônios culturais da humanidade.

Para chegar ao Museu, saindo de Petrolina (PE), siga através da BR-235. São 304km até São Raimundo Nonato (PI). Outra alternativa é cortar o sertão de Pernambuco pela BR-407. Ao chegar próximo a Afrânio (PE), siga pela rota que leva até São João do Piauí (PI) e depois ingresse na rodovia 020 até São Raimundo Nonato (PI). Chegando à cidade, busque uma das pousadas e comece a planejar o roteiro da visita ao Parque com um guia local.

Mapa: Clique aqui para ver
Mapa:Rota alternativa

Informações adicionais:

Compartilhe: