Morrão é como é conhecido atualmente o morro que deu nome ao município de Morro do Chapéu (BA) tempos atrás, por causa do seu formato.
Por se tratar do ponto mais elevado da região (com cerca de 1.300m de altitude), o Morrão oferece uma linda vista de todo o entorno, combinada com temperaturas amenas e um vento frio constante. A vegetação é abundante e contribui para tornar o lugar ainda mais atraente.
Para chegar lá, a partir do trevo de acesso à Morro do Chapéu, basta seguir por cerca de 900m pela rodovia BA-144 (rodovia para Utinga-BA) e depois seguir por outros 6,7 km por duas estradas de terra secundárias, na direção das altas torres de TV, rádio e telefonia celular que podem ser avistadas à distância. O carro deve ser deixado ao lado das torres e ali tem início uma trilha curta, por meio de vegetação alta, que conduz ao acesso para o topo do morro, alcançado pelo lado oposto, de frente para o vale. A escalada não é difícil e logo se atinge a parte mais alta da rocha que fica no alto do Morrão, de onde se tem uma magnífica e ampla vista de toda a região.
Ao fundo podem ser observados os cata-ventos de algumas usinas eólicas que existem em abundância na região. Em dias claros é possível, também, observar no horizonte o famoso Morro do Pai Inácio, um dos destinos mais conhecidos e procurados da Chapada Diamantina.
Se você estiver em Morro do Chapéu ou simplesmente passando pela rodovia BA-052 (Estrada do Feijão), não deixe de fazer este passeio e apreciar a vista. Você vai e volta em menos de duas horas e pode usar um carro comum (não é necessário veículo com tração nas quatro rodas). Como não existem placas de sinalização, é recomendável o acompanhamento de um guia local. Apreciar o pôr do sol no alto do Morrão, por exemplo, é um programa excelente para fechar um dia repleto de outras aventuras.