Não é uma Missa do Vaqueiro como as de Serrita (PE), Curaçá (BA) ou Petrolina (PE), que reúnem centenas de vaqueiros em eventos grandiosos e amplamente divulgados. Trata-se de uma Missa mais intimista, com algumas dezenas de vaqueiros, todos amigos e conhecidos do distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro (BA).
Talvez por isso mesmo, seja um evento onde a tradição, as raízes e a cultura sertaneja se mostram mais evidentes. Essa Missa é realizada sempre no terceiro sábado de julho, e o seu anfitrião é o vaqueiro Raimundo, conhecido como Mundinho Aboiador de Juazeiro.
Os vaqueiros chegam com os seus animais pela manhã na Fazenda São Pedro, onde são recebidos com um café da manhã típico. Logo em seguida, eles se deslocam até a Fazenda Veneza, onde fazem uma breve oração na igrejinha local. Depois, tem início o desfile de volta até a Fazenda São Pedro, que termina numa espécie de bar/restaurante onde o padre, os músicos e o público aguardam sentados a chegada dos vaqueiros. Estes se acomodam debaixo de um grande toldo, e tem início então a referida Missa.
O almoço é gratuito para todos os presentes e o evento continua com sorteio de brindes para os vaqueiros, discursos variados e muitos aboios do anfitrião Mundinho e de vários outros. Já no início da tarde, um trio de forró anima os presentes com uma festa no mesmo local. A festa segue até o final do dia.
A Fazenda São Pedro fica numa ramificação da BR-407 que liga Juazeiro (BA) à Salvador (BA), distante cerca de 25 km do centro da cidade. Para chegar lá, o melhor é se guiar pelo mapa fornecido abaixo. Quem estiver na região neste período, não pode deixar de conhecer este evento tão típico e ao mesmo tempo tão interessante, onde a população local e os visitantes são recebidos com o mesmo carinho e interesse por todos os presentes e organizadores da festa.