Conheça o Sertão

Missa do Vaqueiro na Fazenda Atoleiro

Localizada a poucos quilômetros do centro de Juazeiro (BA), a Fazenda Atoleiro organiza, no mês de agosto, uma Missa do Vaqueiro que depois é seguida, na parte da tarde, por uma corrida de argolinhas e, na parte da noite, por um forró.

Não é um evento de grandes proporções, mas ainda assim ela reúne algumas dezenas de vaqueiros que vem dos sítios e fazendas próximas. A missa é rezada por um padre do distrito de Carnaíba do Sertão, e é preparada pelos proprietários da fazenda.

Tudo acontece em um grande descampado no meio da caatinga, distante apenas 1.800 m da BR-407 (que liga Juazeiro à Salvador). Lá são montadas, junto à sede da fazenda, as tendas onde acontece a missa. No centro do descampado ficam o bar e o restaurante improvisados, assim como o palco onde se apresentam os trios e as bandas de forró. Numa das laterais fica a pista onde é disputada a corrida de argolinhas.

Depois da missa, os vaqueiros e visitantes fazem a pausa para o almoço, que se estende em longas e agitadas conversas, ao som de um animado trio de forró, até o meio da tarde. Tanto durante a missa como neste almoço prolongado, somos brindados com os aboios do seu Mundinho, um dos mais importantes e conhecidos vaqueiros da região. Para os interessados, uma barraca do Adilsão, da loja Coisas do Sertão, comercializa itens como chapéus de couro, perneiras, arreios e outros acessórios para vaqueiros e curiosos.

Quando o sol perde o vigor tem início a corrida de argolinhas, e é para lá que se deslocam todos. Nela, dois cavaleiros correm em pistas adjacentes e tentam remover uma pequena argolinha (do tamanho de um anel) que fica suspensa no alto de uma trave usando apenas uma lança de reduzidas dimensões. Trata-se de um esporte comum e bastante tradicional entre os vaqueiros do nordeste, e que requer muito controle e precisão de movimentos.

Enquanto a corrida se desenrola, vão chegando os visitantes que vem apenas para o forró que irá avançar noite adentro. Depois do sol se por, já são inúmeros os carros que estacionam no entorno do pátio central para a festa que se estende até a madrugada.

Não bastasse tudo isso, o dia na Fazenda Atoleiro ainda pode ser preenchido com um passeio a pé pelos caldeirões que ficam nas proximidades. Tratam-se de formações rochosas de grande beleza, nas quais depressões de tamanhos variados acumulam água e formam um circuito que vale a pena conhecer.

Informações adicionais:

Compartilhe: