Nenhuma visita à Usina Hidrelétrica de Sobradinho, ou à represa de Sobradinho, fica completa sem uma subida até o Mirante de Sobradinho. De lá do alto é possível avistar a totalidade da barragem e da usina, assim como a imensidão do volume de água que forma a represa e que se estende até a linha do horizonte, a perder de vista.
Até mesmo as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) podem ser avistadas no horizonte, depois do rio e de diversas ilhas que existem pelo caminho.
Talvez a atração turística mais importante de Sobradinho (BA), o local, no entanto, tem um acesso precário, com pouca manutenção, nenhuma sinalização e, mais grave, nenhuma segurança oficial. Assim, apesar do grande apelo turístico que o local oferece, convém não subir sozinho e deve-se procurar concentrar as visitas em finais de semana, quando é possível encontrar com outras pessoas no local em busca dos mesmos objetivos. Ainda assim, é importante ficar atendo à estranhos de forma a evitar surpresas desagradáveis.
O mirante fica no alto de um morro, situado numa das extremidades da barragem de Sobradinho e pode ser avistado desde longe. O acesso é pela rodovia BA-316, entre Sobradinho (BA) e o distrito de Santana do Sobrado. Como não existe nenhuma placa indicando o local, deve-se passar por cima da barragem (no sentido Santana do Sobrado) e, logo depois de terminada, seguir adiante por dois ou 3km prestando atenção numa entrada pavimentada com paralelepípedos à direita. Ali começa o caminho íngreme que leva até o mirante, no alto do morro. É bom engrenar a primeira e não tirar o pé do acelerador, deixando para apreciar a vista lá de cima, depois de estacionar o carro. Alternativamente, pode-se vir de Santana do Sobrado pela BR-235, seguir pela BA-316 e, um pouco antes da barragem, entrar à esquerda no local indicado.
Uma vez no alto, o carro deve ser deixado numa área pequena de estacionamento, ao lado das diversas torres e antenas existentes no local. A vista é impressionante em ambos os lados. Do lado esquerdo é possível avistar o rio São Francisco, diversas ilhas, a cidade de Sobradinho (BA) e, bem ao fundo, a cidade de Petrolina (PE). Ali também existem muitas fazendas e uma linha de transmissão que transporta a energia gerada pela usina. Do lado direito fica a represa que se estende, a partir deste ponto, por mais de 200km em direção ao interior.
Quem quiser poderá caminhar por uma pequena trilha, seguindo em frente até conseguir avistar a totalidade da barragem e uma usina eólica situada no topo da Serra Dez. O caminho, no entanto, é repleto de pedras e espinhos, devendo ser evitado por quem não estiver com trajes apropriados. Logo no início da trilha, do lado esquerdo, fica uma rampa de asa delta, desativada há muitos anos, mas ainda assim um local com uma excelente vista e perfeito para fotos. O pôr do sol no local é vibrante e altamente inspirador mas, por questões de segurança, deve-se evitar retornar depois que o sol tiver desaparecido totalmente.
Mapa: Clique aqui para ver